Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

10 passos para fazer panquecas perfeitas đŸ„ž

É difĂ­cil encontrar alguĂ©m que nĂŁo goste de panquecas. Afinal ela Ă© uma delĂ­cia, seja com ou sem recheio, ela Ă© um dos pratos preferidos em muitos paĂ­ses como nos EUA, por exemplo. Por aqui, a nossa panqueca, como muitas outras receitas, ganham um toque brasileiro, ou seja, recheios e sabores!

Mas a dificuldade de muitos Ă© criar panquecas redondinhas, fofinhas, e com o tempo certo de cozimento, para nĂŁo ficar nem muito branca nem queimada e dura.

Vale destacar, em primeiro lugar, que Ă© um processo de aprendizagem, e quanto mais vocĂȘs treinarem o processo, prestando muita atenção na receita, mais rapidamente vĂŁo dominar a arte de fazer belas panquecas.

NĂłs do Instituto Mix, como somos mestres em Gastronomia, separamos algumas dicas que vĂŁo ajudar vocĂȘ a criar panquecas fabulosas de encher os olhos e deixar todos com ĂĄgua na boca. Vamos Ă s dicas?

1. Comece com a receita bĂĄsica de panquecas


Vamos começar pelo princĂ­pio e se realmente nĂŁo tem muita experiĂȘncia para fazer panqueca, comece por uma receita clĂĄssica: farinha, leite, ovos e manteiga.

Depois de praticar bastante uma receita deste gĂ©nero, de perceber a consistĂȘncia certa da massa e intensidade da frigideira (antiaderente), aventure-se noutras receitas de panquecas.

2. Ingredientes na temperatura ambiente


É uma dica recorrente em pastelaria e pode beneficiar bastante ao fazer panquecas perfeitas. Se tiver todos os ingredientes Ă  temperatura ambiente, Ă© meio caminho para um resultado perfeito.

3. Quanto a consistĂȘncia da massa


A massa deve ter a consistĂȘncia de uma mousse, ou iogurte grego, nĂŁo muito lĂ­quida. Deve escorrer da colher muito lentamente. Isto vai assegurar que a massa se espalha mais uniformemente na frigideira, para alĂ©m de conseguir panquecas mais fofas.

Se acabar com uma massa muito lĂ­quida, adicione mais farinha da que estiver a usar na receita de panquecas. Coloque uma colher de sobremesa de cada vez e vĂĄ testando a consistĂȘncia.

Se por outro lado, acabar com uma massa que nem sequer descola da colher, adicione mais leite.

4. NĂŁo exagere na hora de bater a massa das panquecas


Existe uma certa tendĂȘncia em bater demasiado a massa das panquecas para que fique sem grumos.

Isto vai fazer com que a massa perca a capacidade de crescer quando for aquecido, resultando em panquecas mais densas. Uma vara de arames pode ser um bom instrumento para misturar massas, mas evite bater demasiado com elas.

Uma espåtula em movimentos envolventes é o método ideal para esta função.

5. Para panquecas perfeitinhas: deixe a massa repousar


Não necessita de ser muito tempo, basta o tempo de pré-aquecer a frigideira. Nem sempre sigo esta dica (só em panquecas específicas), pois hå alguma pressa de manhã em ter panquecas feitas.

Mas se tiverem esse tempo, experimentem deixar a massa descansar um pouco antes de colocar na frigideira.

6. A frigideira faz toda a diferença!


Tenha uma frigideira de boa qualidade para fazer as suas panquecas perfeitas. Idealmente que seja anti-aderente, ou em material que nĂŁo cole a massa.

Pode untar a frigideira com um pouco de manteiga ou Ăłleo de coco, pincelando ao de leve, ou passando com papel de cozinha em toda a superfĂ­cie.

7. A frigideira deve estar em uma temperatura média


Tanto no fogão a gås quanto em um por indução, a dica é deixar a temperatura na opção média. Nem muito baixo, nem muito alto.

Mas mais uma vez, assim que dominarem a tĂ©cnica de fazer panquecas, fazendo muitas vezes, pode apostar que vocĂȘs vĂŁo encontrar a intensidade ideal para fazer panquecas perfeitas.

8. NĂŁo tente “arrumar” a panqueca


Na hora de colocar a massa na frigideira, resista à tentação de moldar as panquecas com a colher. Deixe a massa cair sempre no mesmo sítio, escorregando lentamente da colher. Isso vai fazer com que a massa espalhe naturalmente tomando uma forma mais redonda.

9. Um dos pontos mais importantes: virar no momento certo!


O maior erro da maioria das pessoas ao fazer panqueca é virar as panquecas cedo demais. A panqueca deve ser virada quando começar a ganhar bolhas no topo e a borda começar a ficar.
Isto garante que cozinha igualmente dos dois lados e a conseguir panquecas mais altas e fofas.

10. Erro comum sobre fazer panqueca: nĂŁo empilhe uma em cima da outra


Evite empilhar as panquecas assim que saem da frigideira. Isso vai deixå-las muito moles e sem graça. Deixe arrefecer individualmente antes de servir.

Gostou das nossas dicas? EntĂŁo corra atĂ© uma unidade IM mais prĂłxima de vocĂȘ e comece o quanto antes um curso de Gastronomia e seja um mestre na cozinha!