Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Costura: como ingressar no segmento da moda! đŸ§¶

A moda Ă© um eterno mercado em desenvolvimento no Brasil e no mundo. E dados de empresas ligadas ao setor apontam um crescimento surpreendente no nĂșmero de profissionais dedicados a “produzir” moda, ou seja, pessoas que agora costuram, lançam tendĂȘncias, reaproveitam peças (o chamado upcycling), e que desejam investir e empreender no segmento da costura.

No artigo de hoje do Instituto Mix, vamos mostrar como vocĂȘ pode dar os primeiros passos para ingressar neste mercado promissor que emprega milhĂ”es de brasileiros, e que faz com que outra parcela significativa comece a investir em um negĂłcio prĂłprio. Vamos as dicas de como ingressar na moda como costureiro(a) profissional?

Bem, antes de mais nada, vale a pena destacar o segmento de Moda do IM, lĂĄ vocĂȘ encontra cursos ligados ao setor, e este Ă© o nosso primeiro conselho.

Após um curso de aperfeiçoamento ofereça serviços de reparo na costura


O serviço de reparo é muito procurado entre as pessoas, afinal, sempre hå ajustes a serem feitos nas roupas, como reduzir o comprimento de vestidos, pregar botÔes que soltaram da camiseta, ajustar a barra de calças, consertar zíperes que não fecham, etc.

Um ponto positivo Ă© que nĂŁo Ă© preciso ser um especialista em costura para realizar esse trabalho, jĂĄ que Ă© algo relativamente simples e pode ser feito em pouco tempo, especialmente se vocĂȘ jĂĄ tiver uma mĂĄquina de costura.

Portanto, anuncie esse serviço para seus vizinhos, amigos, familiares e tambĂ©m em redes sociais. Na Ășltima opção, nĂŁo se esqueça de disponibilizar seu nome e nĂșmero para contato.

Certamente, em pouco tempo, vocĂȘ terĂĄ bastante roupas em mĂŁos para reparar.

Que tal criar um canal na internet sobre costura e moda?


Caso vocĂȘ jĂĄ tenha alguma familiaridade com redes sociais, criar um canal de costura no YouTube para vocĂȘ ou para alguĂ©m prĂłximo que costure, como sua mĂŁe ou sua avĂł, pode ser uma boa alternativa para ganhar dinheiro.

Isso porque hoje em dia cada vez mais as pessoas recorrem ao YouTube em busca de dicas, receitas e tutoriais. Logo, ensinar a fazer bordados ou atĂ© mesmo pequenos reparos, pode gerar muitos acessos. Nesse caso, a princĂ­pio nem Ă© preciso ter uma mĂĄquina de costura, visto que a ideia Ă© ajudar as pessoas a costurarem com o que elas tĂȘm em casa e, geralmente, a grande maioria possui apenas linha e agulha.

No entanto, com o crescimento do canal, vocĂȘ pode investir nesse equipamento e, quem sabe, oferecer cursos avançados, se vocĂȘ ou a pessoa Ă  frente dos vĂ­deos tiver o conhecimento necessĂĄrio.

Como costureira que tal fazer roupinhas de bebĂȘs?


O mercado de roupas infantis Ă© bastante amplo e estĂĄ sempre aberto Ă s novas possibilidades. Afinal, os bebĂȘs nascem a todo momento e as pecinhas em miniatura sĂŁo irresistĂ­veis, especialmente para os pais.

AlĂ©m disso, existem momentos especiais na vida de uma criança que requerem roupas Ă  altura. É o caso da saĂ­da de maternidade, do batismo, do primeiro aniversĂĄrio, etc. Embora haja diversas lojas de bebĂȘs e, consequentemente, milhares de opçÔes de looks festivos, muitos pais buscam algo exclusivo para os pequenos.

Dessa forma, fazer roupinhas de bebĂȘs para festas pode ser uma Ăłtima forma de ganhar dinheiro, visto que se trata de um produto totalmente artesanal e, consequentemente, tem um custo mais elevado. No entanto, Ă© fundamental ter habilidades avançadas e uma certa experiĂȘncia para confeccionar essas peças e atender Ă s expectativas dos clientes.

Uma boa costureira também pode produzir bolsas e mochilas


Bolsas e mochilas são acessórios essenciais para o dia a dia de qualquer pessoa e, além de bonitos, devem ser funcionais e resistentes.

Pensando nisso, vocĂȘ pode oferecer o serviço de produção de bolsas e mochilas por encomenda, em que o cliente tem a liberdade de escolher todos os detalhes do acessĂłrio: material, cores, tamanho, compartimentos, etc.

Para isso, vocĂȘ pode criar uma arte digital simples com seu contato e as opçÔes de tecido, tamanhos, cores, etc. disponĂ­veis em plataformas online, como o Canva.

E, para ajudar na divulgação deste trabalho, uma boa alternativa Ă© produzir alguns modelos para servir de amostra e tambĂ©m para disponibilizar Ă  pronta entrega. As possibilidades de modelos sĂŁo inĂșmeras: dia a dia, maternidade, praia, trabalho, festas, entre outras.

Itens de decoração em costura são uma boa opção e vendem bem!


Confeccionar itens para decoração da casa, como toalhas de mesas, capas de edredom e fronhas, pode ser uma Ăłtima maneira de ganhar dinheiro. Inclusive, vocĂȘ pode abrir um negĂłcio de costura focado nessa ĂĄrea e divulgar para potenciais clientes, alĂ©m de seus vizinhos, amigos e familiares.

Isso porque quando alguém vai até uma loja de varejo comprar esses itens decorativos, pode não ser tão fåcil encontrar exatamente aquilo que procura.

Especialmente se a pessoa estiver procurando por peças ou acessĂłrios mais especĂ­ficos, com padrĂ”es ou cores de acordo com as suas preferĂȘncias. Dessa maneira, muitos acabam optando por comprar o tecido que deseja e mandam fazer o acessĂłrio por conta prĂłpria.

É nessa hora que vocĂȘ colocarĂĄ as suas habilidades em prĂĄtica e ganharĂĄ dinheiro com esse tipo de costura.

Costurar panos de cozinha personalizados


As pessoas que jĂĄ conhecem esse mercado, sabem que costurar panos de cozinha personalizados Ă© um bom negĂłcio. Afinal, esse tipo de produto Ă© indispensĂĄvel para qualquer residĂȘncia, e quando sĂŁo personalizados a venda Ă© ainda mais certeira.

Para confeccionar os planos personalizados para vender não tem muito segredo, basta somente escolher o tipo que deseja trabalhar: se é pintado à mão, com retalhos decorados ou bordado. Deixe a criatividade e a imaginação falarem mais alto, e comece a ganhar dinheiro com esse tipo de costura.

Roupinhas para pets: super em alta na costura!


O mercado pet com certeza possui um bom pĂșblico, os donos de pets gostam de vestir seus bichinhos de estimação, seja para protegĂȘ-los do frio ou simplesmente para deixĂĄ-los mais fofos.

Por esse motivo, se vocĂȘ tem afinidade com esse setor, essa pode ser uma boa oportunidade para ganhar dinheiro com costura. VocĂȘ pode confeccionar colchonetes, roupinhas, lençol, caminhas, cobertores, almofadas, entre outros produtos que os donos de pets costumam procurar bastante.

VocĂȘ pode atĂ© ousar um pouco mais e tentar uma parceria com os pet shops da sua cidade, para que eles vendam os seus produtos.

Gostou das nossas dicas, acesse a famĂ­lia de cursos de moda para saber e comece o quanto antes um curso no Instituto Mix de ProfissĂ”es, conheça uma unidade mais prĂłxima de vocĂȘ.