Milhões de brasileiros já receberam a sua primeira parcela do 13° salário ou o valor de maneira integral. Seja como for, o benefício é um dos mais esperados do ano pelo trabalhador por vários motivos.
Mas, antes de gastar o dinheiro com as compras de final de ano, pense em como o pagamento do décimo terceiro pode aliviar suas dívidas e melhorar o seu futuro.
Nós do Instituto Mix, sempre pensando em seu futuro e bem-estar, separamos 5 dicas para terminar bem o ano e começar os próximos meses com um planejamento financeiro mais organizado.
Já adiantando que nós temos cursos perfeitos para você se organizar financeiramente, seja pessoalmente ou para atuar no mercado de trabalho: confira em nossos cursos da área de Administração.
1. Primeiro de tudo: quite suas dívidas com seu 13° salário
Valor extra na conta pode ser a chance para sair do endividamento! Além de dar um alívio mental, zerar os débitos impede que os juros continuem correndo, aumentando ainda mais o valor a ser pago lá na frente.
Com o dinheiro em mãos, é possível buscar uma renegociação ou adiantar algumas parcelas do pagamento. Quanto mais conseguir adiantar, menores serão os custos que terá que arcar lá na frente. Fora que os juros, grande vilão das dívidas, serão reduzidos!
2. O 13° salário é um bom recurso para pensar em uma reserva de emergência
Não tem dívidas ou empréstimos para pagar? Ótimo! Mas, ainda assim, isso não é motivo para gastar tudo em compras!
Saber o que fazer com o 13º salário envolve pensar no futuro e usar esse dinheiro para começar sua reserva de emergência.
A reserva de emergência é aquele dinheiro que fica guardado, de preferência rendendo, para os momentos que te pegam de surpresa. Comece a guardar desde já e esteja pronto para as reviravoltas da vida.
Leia também: 5 formas de ganhar um extra de forma simples
3. Fique de olho nos gastos e nas festas de fim de ano
Se você já tem uma reserva de emergência e a alimenta ao longo dos meses, pode ter uma folga e aproveitar o décimo terceiro para cobrir gastos das festas de fim de ano.
Não só com presentes, mas também com os eventos em família, ceia de Natal e festas de ano novo.
É importante que você não gaste tudo de uma só vez, especialmente, porque o mês de janeiro exigirá uma grande organização financeira!
4. O 13° salário já deve ser pensado para o próximo ano
Quando falamos para não gastar tudo com os eventos de final de ano, é porque no início do próximo, terá que cobrir com alguns gastos, como IPVA, IPTU, férias em família, reajustes de serviços, matrículas e outros.
Se preparar para o que vem pela frente é uma das formas de utilizar o pagamento do décimo terceiro de forma inteligente.
Afinal de contas, de nada adianta curtir o mês de dezembro e se enrolar com as contas em janeiro!
5. Pense em começar 2023 estável financeiramente!
As realizações do ano seguinte não dependem só das sete ondas que irá pular! É preciso planejar e organizar o orçamento. O primeiro ponto é que o décimo terceiro não deve ser colocado como uma renda, já que ele só aparece no final do ano.
Em seguida, é hora de sentar, entender como foi o controle de gastos ao longo do ano que passou e se preparar para o que vem pela frente.
Inclua suas metas e sonhos e pesquise o provável custo delas! Assim, será possível entender como utilizar o dinheiro, de forma consciente.
E para finalizar, aproveite para investir no seu futuro! Pense em começar o quanto antes um curso profissionalizante do no Instituto Mix para fazer a diferença no mercado de trabalho.