Sem sombra de dúvidas, o bartender é uma das figuras mais importantes da festa ou do bar. Se você quer se sobressair e arrancar elogios dos convidados, além de conhecer cada tipo de bebida e preparar com maestria os coquetéis mais populares, também é importante manter-se atualizado e oferecer drinks diferentes e até autorais. Além disso é importante sempre buscar qualificação na área.
No entanto, ser um bom bartender é muito mais do que fazer flair (malabarismo) com os drinks. Carisma, conhecimento dos produtos, organização, iniciativa e rapidez, são algumas das características que diferenciam um bom profissional.
Por isso, nós do Instituto Mix que contamos com o curso de Barman e Bartender, selecionamos algumas dicas para você se destacar e ser um bartender de sucesso!
1. Mantenha o foco no cliente
Apesar do foco ser o preparo de coquetéis, uma das principais atividades do trabalho de um bartender é lidar com o público. Portanto, é muito importante prestar atenção na forma como você atende a clientela.
Lembre-se de que as pessoas gostam de ambientes acolhedores e que estão à procura de uma boa experiência. Sendo assim, porque não colocar a sua boa energia no trabalho e fazer a diferença no dia de alguém? Afinal, um drink acompanhado de um bom atendimento sempre conta mais pontos!
2. Bartender precisa atender rápido, mas com qualidade
Ninguém gosta de ficar esperando, certo? Mas, claro, você não precisa largar tudo o que está fazendo para atender outro cliente, afinal, você está ocupado e não quer comprometer a qualidade do seu trabalho.
Quando isso acontecer, o que num bar pode ser mais comum do que se imagina, dê um sinal para a pessoa que está esperando. Acredite: esse simples gesto ajuda e muito! Assim, o cliente fica mais tranquilo em esperar e você se sente menos pressionado a terminar o que está fazendo.
3. Ajude os colegas sempre que possível!
O trabalho de um bartender é um trabalho em equipe também. Num bar, além de trabalhar com outros bartenders, você também conta com a ajuda do bar back e do copeiro. Cada um tem uma função específica no funcionamento do bar, mas nada impede que você ajude em outras áreas também.
Verifique se precisa cortar mais frutas para os coquetéis, se o gelo é suficiente ou se os copos estão limpos e organizados. E, uma dica importante na hora de manusear os copos é: sempre os pegue pela alça. Se você pegar o copo pelo corpo, vai acabar deixando o vidro com marcas de dedo, o que pode pegar um pouco mal na hora de servir o cliente.
4. Bartender e a manutenção de um bar limpo e organizado!
Além da boa aparência, manter o bar limpo e organizado influencia diretamente na qualidade do trabalho de um bartender. Mantenha a bancada sempre limpa, os utensílios organizados e sempre lave os acessórios entre um drink e outro.
No fechamento do bar, não esqueça de limpar todos os utensílios deixando-os de molho e lembre-se de limpe qualquer resquício de bebida, principalmente as mais doces que atraem insetos.
Além disso, os hábitos de higiene de quem trabalha atrás do bar devem ser impecáveis. Mantenha o uniforme limpo, lave as mãos antes de preparar os drinks e sempre utilize uma pinça para pegar o gelo dos coquetéis, por mais tentador que seja, pegar o gelo com as mãos não é nada higiênico ou profissional!
5. Otimize o tempo!
Agilidade também é uma característica fundamental de um bom bartender. Se você já tem mais experiência na área, sabe que é possível anotar pedidos simultaneamente. Porém, por mais experiência que se tenha, às vezes você pode esquecer um pedido ou outro.
Para evitar ter que perguntar novamente para o cliente, faça o seguinte: logo que você anotar os pedidos já alinhe os copos no balcão. Assim, caso você esqueça, basta olhar para os copos para lembrar exatamente do que precisa ser prepararado!
6. Bartender precisa ter conhecimento dos produtos
Nada melhor do que saber exatamente tudo o que você pode oferecer a um cliente. Afinal, se um cliente perguntar sobre um drink, você não quer simplesmente ler o que está no cardápio, certo? Conhecer as características de cada bebida, bem como sua origem e composição, demonstra que você é confiante e tem domínio do assunto.
E, se o cliente pedir por alguma recomendação, você sabe exatamente o que pode oferecer para proporcionar uma boa experiência. Além do mais, com conhecimento dos produtos, além de fazer os coquetéis mais populares, você tem a liberdade para criar diferentes combinações e receitas de drinks autorais.
7. Um bartender sempre revisa e confere!
Confiança é tudo na rotina de um bartender. Tenha o shaker como seu melhor amigo e cuidado ao manusear as garrafas para não desperdiçar a bebida. Geralmente, o cliente vai estar observando os seus passos, mas tudo bem: quanto mais familiarizado com os drinks você estiver, mais confiança terá no preparo, e isso vem com tempo e experiência!
Depois do preparo, é hora de servir o drink no copo. Nesse momento, lembre-se de nunca encher um copo até a borda. Considere que você ainda precisa acrescentar um ingrediente fundamental: o gelo. Além do mais, se tiver serviço de mesa, fica mais fácil de transportar o coquetel sem derramar, o seu colega garçom agradece!
8. Boa vontade, iniciativa e curiosidade!
Seja proativo e tente sempre estar um passo à frente em qualquer situação. Antecipe o que o cliente precisa, se o copo dele já está vazio, será que ele quer outro drink? Além de estar atento durante o trabalho, lembre-se que um bom bartender está sempre atualizado.
Seja curioso e pesquise as novas tendências do mundo da mixologia e busque por novas receitas de drinks sempre que possível. Cursos na área são ótimas ferramentas para se atualizar e entrar em contato com seus colegas de mercado.
E por fim, positividade é tudo. Assim como em qualquer trabalho, encarar as situações desafiadoras de forma positiva é sempre o melhor caminho. Com calma e confiança você consegue driblar os eventuais contratempos sem comprometer a qualidade do trabalho. Sucesso!