Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

A 3 mil quilômetros de casa: ele cruzou o Brasil para se descobrir em uma profissão

O Instituto Mix de Profissões ajuda a qualificar milhares de brasileiros todos os anos, para alguns a qualificação é algo que pode ser feito bem pertinho de casa, para outros é necessário cruzar rios, rodovias e cidades inteiras para se chegar ao destino.

Mas o aluno desta história cruzou o Brasil, literalmente, para descobrir na confeitaria um novo sentido profissional no mercado e, para além das expectativas, acabar empreendendo na área da gastronomia. Estamos falando do Francisco Angelo Gomes Morais, de 25 anos, que é da cidade de Mãe do Rio, no estado do Pará.

Ele “desceu” exatos 3.472 quilômetros até a região serrana do Rio Grande do Sul, onde encontrou na cidade gaúcha de Farroupilha uma escola Instituto Mix de Profissões. Para se ter uma noção da distância, são mais de 705 horas de viagem em uma rodovia, cruzando vários estados por dentro do Brasil.

Só para enfatizar o quão grande é o nosso país, de Lisboa em Portugal (faixa leste da Europa), até Berlim, na Alemanha (mais ao centro do continente), são 2.780 quilômetros, cruzando a Espanha, a França até chegar na capital alemã.

O Francisco Angelo, foi até o RS em busca de oportunidades de trabalho e de estudo. “Decidi entrar pra um curso profissionalizante porque eu queria aprimorar meus conhecimentos na área da gastronomia, sempre amei cozinhar e acredito que com mais conhecimentos eu seria capaz de executar qualquer prato”, conta o jovem.

Da culinária para a confeitaria!

O sonho dele era, na verdade, o segmento da culinária, mas houve alguns imprevistos no caminho, o que não quer dizer que ele teve problemas com isso.

“Na época eu queria fazer o curso de culinária, mas não tinha turma disponível que encaixasse nos meus horários, então para não perder a promoção que eu tinha ganho, resolvi fazer confeitaria, eu escolhi o Instituto Mix porque era a escola mais bem estruturada do mercado na cidade. O curso no IM me abriu várias portas, foi maravilhoso! Atuei em padaria, na área de confeitaria de supermercado, me aperfeiçoei ainda mais e hoje tenho meu próprio negócio”, enfatiza o jovem que mirou na culinária e se descobriu na confeitaria.

Sem o Curso de Confeitaria o sucesso não viria tão fácil 

Segundo ele, esta é uma área bem competitiva, e se torna muito importante fazer um curso porque todo mundo ama doces, há os aniversários, festas e eventos de família ou empresas, sempre há muitas encomendas.

“Então apesar de ser competitivo, é um segmento que abre as portas pra todos e gera renda. Por residir em uma cidade consideravelmente pequena, minha demanda maior de divulgação é no “boca a boca” mesmo, um vai indicando para o outro e assim tenho minhas encomendas e vou atendendo o pessoal”, conta o confeiteiro.

Leia também: 10 alternativas para lucrar nesta Páscoa 

A volta para casa no estado do Pará 

Depois de um tempo trabalhando e cursando confeitaria e outros cursos em Farroupilha no Rio Grande do Sul, ele precisou voltar ao seu estado natal.

“Logo após terminar minha formação em Farroupilha, necessitei retornar à minha cidade no Pará por questões de saúde familiar, chegando de volta eu já tinha uma profissão, minha vida mudou muito nesses anos, me aperfeiçoei na área e estou sempre buscando aprender mais”, conta ele.

Há 4 anos ele era aluno, hoje ele se tornou instrutor do Curso de Confeitaria do Instituto Mix de Profissões de São Miguel do Guamá, no Pará.

“Quem diria que eu chegaria tão longe? Ninguém! Mas eu decidi acreditar, confiar no meu potencial e correr atrás dos meus sonhos”

Ele mesmo se pergunta sobre como ele foi capaz de chegar tão longe, ir e voltar e empreender. Longe, em todos os sentidos. Bem, o segredo ele conta para a gente.

“O primeiro passo é procurar uma escola Instituto Mix de Profissões e fazer sua matrícula, as dificuldades irão aparecendo durante sua trajetória, mas seja persistente e não desista nunca, jamais, pois a persistência te levará para um futuro provedor e melhor”, finaliza o jovem.

Conheça mais sobre os cursos do Instituto Mix, acesse nosso site pra saber mais, sucesso!