Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

A surpreendente história da Yasmyn em busca de ser uma estilista de moda inclusiva!

A Yasmyn Basso é uma aluna do Instituto Mix que nos prova a cada dia que todos nós somos capazes de realizar os nossos propósitos quando temos perseverança!

A jovem concluiu o ensino médio em 2020, em plena pandemia. Estudar até então era tudo o que ela fazia, e sempre se dedicou muito a isso mesmo com as suas condições de portadora de necessidades especiais.

Durante os períodos mais críticos da pandemia, ela manteve os cuidados quanto a reclusão e não demorou muito para a Yasmyn ficar entediada em casa e querendo novos desafios.

Foi então que ela conheceu o Curso de Gestão de Vendas e Gestão de Mídias Digitais da unidade Instituto Mix de Marau, no estado do Rio Grande do Sul.

Mas havia uma dúvida: “Será que me aceitariam por causa das minhas necessidades especiais? Será que eu vou sofrer preconceito? Como será a interação com os colegas?”, ela costumava se indagar.

A realidade foi surpreendente para ela. “Eu fui muito bem atendida, a escola e os colegas me acolheram muito bem e fiquei muito feliz com a possibilidade de começar a estudar e realizar o meu sonho”, relembra a jovem.

Yasmyn sonha alto e deseja reinventar o segmento de moda com mais inclusão 

Antes de entender o porquê que Yasmyn escolheu os cursos de Gestão de Vendas e Gestão de Mídias Digitais, é preciso entender um pouco da história dela.

Yasmyn sempre se dedicou aos estudos, como destacamos no início do texto, mas ela sempre amou a internet e a moda. Tanto é que pretende investir no futuro em cursos ligados à moda e como aumentar a inclusão e diversidade neste segmento para pessoas com necessidades especiais.

“O meu grande sonho é me tornar uma blogueira e aproveitar para trabalhar com moda, e a moda inclusiva é um tema que não vemos atualmente, é algo que pode ser muito trabalhado e inovado”, afirma a jovem.

Mas tudo tem seu tempo, e ela sabe bem disso. Antes de entrar na moda e começar a realizar o sonho de ser blogueira, a Yasmyn trabalha vendendo produtos de beleza. Ela quer, acima de tudo, ser útil, trabalhar, participar da sociedade e do mercado de trabalho.

“Tudo que eu aprendi no curso de Gestão de Vendas e Mídias Digitais eu aplico no meu dia a dia trabalhando como vendedora de produtos cosméticos, aprendi a melhorar o processo de vendas e como mostrar e trabalhar os produtos na internet, aumentando o interesse dos clientes nos produtos”, conta Yasmyn.

Porém, apesar de trabalhar com a venda de produtos de beleza, é a moda que ela sempre amou, não tem jeito! Ela pretende em breve começar a trabalhar no seu sonho de ser blogueira de moda inclusiva e são muitos os motivos que a levam pensar desta forma.

O mercado da moda segue sem dar opções para quem é “fora do padrão”, para quem é do interior, longe dos grandes centros urbanos, como é o caso da Yasmyn, é ainda mais difícil.

A moda inclusiva se torna uma exceção, o que é algo inacreditável em um país que tem mais de 40 milhões de pessoas com alguma deficiência, o que representa quase 1/4 da população do país, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Existem muitas pessoas como eu que precisam de opções e alternativas não apenas para se locomover e fazer parte da sociedade, mas também opções para se vestir com conforto, com adequação às nossas necessidades, sem deixar de participar do que é novo, bonito e o que está na moda, afinal, todos temos direito de nos sentirmos incluídos, porque estamos aqui, vivendo no mesmo espaço, nós existimos”, reforça a jovem.

“Nunca desista do seu sonho, olha eu, sou uma pessoa com deficiência e fui capaz!”

Todos nós temos nossos problemas e nossos desafios, cada um sabe de sua história, de suas lutas e suas glórias, certo? Mas, se você ainda não começou a estudar e tem a saúde perfeita, o que lhe impede?

Muitas vezes achamos que os nossos problemas são grandes e que eles nos impedem de realizar os nossos sonhos, quando na verdade acabamos por nos tornar “sabotadores” de nós mesmos.

A Yasmyn nos mostra que quando queremos nos locomover para frente, nada pode nos impedir, a não ser nós mesmos e os nossos próprios pensamentos e atitudes.

“Hoje eu me sinto realizada. Quanto ao que o futuro me reserva ainda não sei, vivo o presente e um passo de cada vez, e hoje em dia me sinto realizada com o que eu faço. Quero continuar vivendo, principalmente vivendo para a minha irmã mais nova, tudo isso me move”, conta emocionada Yasmyn Basso.

O Instituto Mix transformou a vida dela, e irá continuar transformando, pois o contato da unidade com ela continuam e os laços criados serão para sempre. Essa é a nossa missão e propósito, fazer com que cada aluno seja realizado e capaz de provar a tudo e a todos que é capaz de transformar o mundo!

Leia também: Ganhe cursos gratuitos no aniversário do Instituto Mix