Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Aposentada sim, mas parar de estudar jamais!

Quando chegou a hora de se aposentar, a Giovanna Marget Menezes Cardoso Mascarenhas, de 56 anos, da cidade baiana de Feira de Santana, viu uma nova oportunidade profissional aparecer. Algo que ela nem imagina estava por vir e, em breve, modificar a sua rotina e recolocá-la no mercado de trabalho, desta vez em uma segmento totalmente novo.

“Sou pedagoga e Mestre em Educação. Sou professora aposentada pela rede pública municipal da minha cidade e atualmente sou coordenadora pedagógica da rede pública estadual no Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand. Resolvi fazer o curso de Massagem Profissional do Instituto Mix, por ter me aposentado e ter um tempo livre pra fazer o que eu desejasse. Como me casei recentemente e gostava de fazer massagem em meu esposo, pensei: por que não fazer um curso para de fato fazer massagem de forma correta?”, conta Giovanna Marget.

Como uma profissional da educação, o fato de aprender coisas novas e estudar está sempre presente na vida da Giovanna, e mesmo aposentada ela decidiu ir além do que faz no seu âmbito profissional.

“Com esse pensamento na cabeça comecei a buscar no Google cursos de massagem na cidade em que moro e vi vários, alguns mais baratos e com menor tempo de formação. O Instituto Mix me chamou atenção pela duração do curso, pois acredito que um curso muito curto não deva garantir a aquisição do conhecimento. Visitei o Mix e gostei da proposta e do currículo e quando comecei o curso mudei minha percepção”, revela a mestre em educação.

A massagem de lazer e diversão se tornou uma profissão!

O que era pra ser um momento de lazer e uma brincadeira, se tornou em uma nova profissão. Ao iniciar o processo de aprendizagem, a Giovanna foi tomando gosto e a instrutora do curso de Massagem Profissional do Instituto Mix, conseguiu despertar o desejo de empreender na área e exercer a nova profissão.

“Os resultados das nossas aulas práticas nos motivam. Os conhecimentos adquiridos, as vivências nas ações, tudo contribui para sermos tomados e ficarmos encantados com a massoterapia. O curso abriu perspectivas e agregou na minha vida pessoal e a partir dos conhecimentos abordados, das práticas, fui fazendo links com outras aprendizagens. Hoje estou fazendo uma pós-graduação em Terapia Somática em Biossíntese, que tem o corpo e seus movimentos como estudo, que teve como ponto de partida o curso de Massagem Profissional do Instituto Mix“, revela a profissional

O networking, os contatos com profissionais e clientes, provocaram a Giovanna a se aprofundar mais e mais nos estudos sobre o corpo e as dores que acometem a população, e como a massagem atua nessas áreas para benefício do paciente.

Leia também: Se qualificar é se manter vivo no mercado de trabalho

“E vi na massoterapia uma possibilidade de cuidar e tratar das pessoas”

A Giovanna logo foi se aprofundando mais e mais no tema, e vendo mulheres que vivem processos de dores físicas e emocionais, ela enfatiza a crença de que o corpo reflete as nossas emoções e tudo que vivemos se esboça no corpo.

“Ele é palco de nossas emoções e muito do que sentimos de dores físicas, são por conta dos estresse no nosso dia a dia. A massagem tem o potencial de aliviar e até curar muitas dores que nós mulheres sentimos, por conta da nossa sobrecarga. Vejo a massoterapia como um campo de atuação em que o profissional pode atuar ajudando pessoas a aliviar ou até sanar suas dores. A massagem é a arte de abrir, aliviar, desbloquear, ativar. O massoterapeuta é um canal facilitador de redescobertas e percepções corporais, muitas vezes ele toca no outro em lugares que são desconhecidos pela própria pessoa”, enfatiza Giovanna.

Ela destaca ainda que muitas pessoas hoje em dia vivem em situações de estresse constante, e não é à toa o número de pessoas, em especial mulheres com fibromialgia ou dores difusas no corpo, sem conseguir identificar uma causa física. Estima-se que pelo menos 3% da população brasileira sofra com as dores intensas e incapacitantes, além dos outros sintomas causados pela fibromialgia.

“A maioria das pessoas vê a massagem como um protocolo que ajuda a manter a beleza ou possibilitar a melhoria da beleza corporal, mas a massagem tem um grande potencial de aliviar as dores e promover um bem estar físico e emocional, indo além de um relaxamento. A massagem pode ser um tratamento terapêutico, auxiliando outros tratamentos no combate a dor, a depressão, a tristeza, a falta de concentração. Tenho relatos de pessoas que depois da massagem, sentiram melhora na concentração, a massagem atua no bem estar físico, mental e emocional”, enfatiza Giovanna.

Leia também: 4 medidas que vão aumentar suas chances de sucesso!

Continuar os estudos é sempre necessário! 

Giovanna Marget conta que escolheu o Instituto Mix porque acredita que o espaço formativo, e o docente responsável pelo processo, são fundamentais para a qualidade do profissional que está sendo formado.

“A educação é a mola propulsora para a nossa transformação, acredito como “freiriana” (quem se identifica com os pensamentos de Paulo Freire) que estou nesse poder! Freire diz que sem a educação não podemos transformar o mundo, ela sozinha não faz a transformação, mas ela é imprescindível. O massoterapeuta trabalha com o corpo e com um ser humano, portanto se faz necessário que este profissional tenha conhecimento do corpo, das técnicas e da ética ao tocar esse corpo essa alma e para tal, se faz necessário uma formação de qualidade”, enfatiza a profissional.

Para finalizar, ela deixa como dica a percepção de que nunca estamos prontos, que a formação inicial é o pontapé, mas se faz necessário estudar sempre, aprofundar constantemente sobre técnicas, sobre o corpo.

“Pra quem deseja trabalhar como massagista profissional, busque um curso de qualidade, conheça a proposta de trabalho e invista, estude e tenha disciplina. É um campo muito interessante e instigador.
Meus próximos passos são me tornar umas das melhores massoterapeutas que existem no tratamento dar dor, especialmente em mulheres. E foi assim que eu iniciei minha trajetória como massoterapeuta”.

Gostou da história da Giovanna? Seja como ela e aprenda uma profissão e se descubra no novo! Acesse os nossos cursos para saber mais! 

Leia também: Programa visa incentivar o empreendedorismo feminino