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As 10 tendências para bares e restaurantes em 2022

A vida vai aos poucos voltando ao normal na sociedade, depois de dois anos de muitas restrições e a pandemia. Agora, os bares e restaurantes voltam com mais frequência a receber os clientes que querem voltar a ter a experiência de sair, se divertir e ver os amigos nos bares e restaurantes.

Já estamos em abril e algumas tendências para este ano já estão solidificadas. Por isso, nós do Instituto Mix, sempre atentos aos comportamento do mercado para te dar aquela ajuda, separamos 10 tendências de bares e restaurantes para este ano que já estão bombando.

Se você pretende abrir um próprio negócio, quer se atualizar e atualizar o seu empreendimento, ou quer trabalhar como colaborador neste segmento que cresce como nunca no Brasil, acompanhe as nossas dicas:

1. Bares e restaurantes optam por espaços ao ar livre


Embora os casos de coronavírus estejam diminuindo, alguns consumidores seguem cautelosos em relação a aglomerações em ambientes fechados. Para se sentirem mais seguros, eles estão preferindo frequentar estabelecimentos com ambientes abertos, onde há circulação de ar.

Portanto, invista em um espaço no qual seus clientes possam fazer a refeição ao ar livre, como calçadas ou salões abertos. Food trucks na rua também são modelos de negócios que têm tudo para ter grande aderência dos consumidores.

2. A volta dos clientes aos estabelecimentos físicos de bares e restaurantes


O avanço no número de pessoas vacinadas permitiu reduzir as restrições para bares e restaurantes no Brasil.

Com isso, muitos consumidores já estão voltando a frequentar bares e restaurantes, o que, claro, fez aumentar as vendas presenciais. Assim, a tendência é que esse número cresça de forma gradual e para isso você precisa estar preparado(a) para receber seus clientes com segurança.

Invista em diferenciais para atrair os clientes e conseguir recuperar os prejuízos em vendas dos últimos dois anos ou mesmo aumentar o seu faturamento!

3. O Pix é uma das formas de pagamento preferida dos clientes


Uma outra tendência de 2022 que começou em 2021 e foi ganhando mais e mais destaque com o passar do tempo foi o pagamento com chave Pix. Além de prático, o pagamento via pix evita o contato físico e não cobra taxas nem do cliente nem do negócio.

Por isso, essa forma de pagamento caiu no gosto de todos e promete ser a estrela dos pagamentos online. Então, se o seu bar ou restaurante ainda não tem essa opção de pagamento, corre já para criar uma chave Pix, não deixe de faturar!

4. Bares e restaurantes estão investindo em cardápio QR Code


Quem não ouviu falar do cardápio QR Code em 2021 é sinal de que está por fora das maiores tendências do mercado de food service. Na onda dos cardápios online e digital, o cardápio QR Code surgiu para substituir o cardápio impresso, oferecendo uma experiência moderna e segura na hora de fazer o pedido.

Em 2022, mais restaurantes irão abandonar os cardápios impressos e apostar nas vantagens do QR Code.

5. O paladar do cliente prefere comida caseira


No mundo em que o fast food reina, até parece uma piada dizer que a comida caseira será uma tendência em 2022. Entretanto, a busca por esse tipo de comida aumentou durante os meses de isolamento social.

Uma explicação para isso é que a comida caseira se encaixa no comfort food, que lembra o gosto da comida feita pela mãe ou pela avó. Assim, essa é uma grande oportunidade para bares e restaurantes que já oferecem ou podem oferecer comida caseira no cardápio!

6. Delivery: um dos principais tópicos dos bares e restaurantes em 2022


O Delivery é uma tendência que já se consolidou, tornando-se obrigatória para bares e restaurantes que desejam se manter competitivos no mercado. Entretanto, agora os clientes estarão mais exigentes com o serviço de entrega oferecido e é necessário reduzir custos.

Assim, rapidez nas entregas e agilidade nos processos serão diferenciais para se destacar da concorrência. Saiba como aderir a tele-entrega neste artigo

7. Cresce a modalidade do take-away


Outra tendência que começou em 2020, mas continuará em alta em 2022 é o Take-away, ou “retirar no local”. Afinal, é uma opção vantajosa para o cliente, que não precisa esperar em filas e ainda economiza porque não paga pela taxa de entrega.

Por isso, se você já trabalha com o Delivery, mas ainda não oferece o take-away em seu bar ou restaurante, essa é uma oportunidade para aumentar as vendas!

8. Marketing Digital: não dá pra ficar de fora das redes


Manter-se relevante no mercado da alimentação hoje em dia depende quase 100% da presença online do seu bar ou restaurante. Por isso, em 2022, é essencial investir no Marketing digital para restaurantes, pois é a maneira mais eficaz de atrair clientes.

Dentre as redes sociais e mecanismos de busca, os principais para marcar presença são:

 

  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp
  • Google


É possível criar estratégias de Marketing gratuitas, mas investir em anúncios pagos também gera ótimos resultados para o seu negócio.

9. Bares e restaurantes montam programas de fidelidade


Conquistar novos clientes é um desafio e pode custar muito caro para bares e restaurantes. Assim, fidelizar clientes é a melhor forma de diminuir esse custo. Portanto, em 2022, mais e mais donos(as) de bares e restaurantes deverão investir em um Programa de Fidelidade para reter clientes.

Aliás, os próprios clientes já esperam ser beneficiados ao escolher comprar sempre de um só estabelecimento.

10. O mundo está tecnológico: bares e restaurantes também devem estar!


Mais do que nunca, a tecnologia para bares e restaurantes se tornou uma tendência mundial quando ela passou a ser a saída para vender na pandemia.

Mas, além disso, a automação das cozinhas também fez com o que os processos se tornassem mais rápidos e assertivos. Assim, a tendência em 2022 é que mais tecnologias especializadas em bares e restaurantes surjam para revolucionar o setor.

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