O marketing é um fator fundamental para competir e manter-se no mercado. Entretanto, um dos principais questionamentos dos proprietários de salões de beleza é: “como divulgar meu trabalho de forma econômica?”. Para tanto, é preciso analisar qual tipo de mídia proporciona um melhor custo-benefício.
Tanto o marketing offline quanto o online são excelentes formas de divulgação que apresentam vantagens e desvantagens. Dessa forma, é necessário considerar como conseguir um melhor resultado com menor custo.
Neste artigo vamos explicar sobre as principais diferenças desses tipos de marketing, bem como a importância de entender as necessidades dos clientes e as formas mais econômicas para divulgar os salões de beleza. Continue lendo para saber mais!
Quais as diferenças entre o marketing offline e o online?
O marketing offline é a forma tradicional de divulgar por meio de panfletos, propagandas em revistas e jornais, televisão, mala direta, entre outros. Ele tem um grande poder de impacto, entretanto, é limitado em relação ao alcance de pessoas. Além disso, pode representar altos custos.
Já o marketing online é um conjunto de estratégias utilizadas em meio digital. Ele oferece várias opções com baixos custos para profissionais e empreendedores que desejam divulgar os negócios e competir no mercado. A desvantagem que ela apresenta refere-se ao comércio eletrônico, já que muitas pessoas ainda não confiam em compras na internet.
Entretanto, o formato digital apresenta um excelente custo-benefício quando comparado ao marketing offline, pois permite definir as ações de marketing de acordo com os recursos disponíveis.
Qual a importância em entender o meu público?
A cada atendimento no salão é possível, perceber em quais aspectos os clientes precisam de ajuda, como problemas com o cabelo, pele, entre outros. Essas informações obtidas no cotidiano do negócio são importantes fontes para definir as demandas por conteúdos visando manter e atrair o público. Elas podem se transformar em conteúdos relevantes e serem divulgados por meio de:
- vídeos demonstrando os trabalhos em cabelos, manicures e maquiagens;
- artigos em blogs, com links publicados em redes sociais;
- fotos para divulgar o layout do salão, produtos e serviços oferecidos.
Como divulgar meu trabalho de forma econômica?
Conforme comentamos anteriormente, o marketing online permite fazer uma boa divulgação com baixo custo. Para obter bons resultados o salão de beleza pode fazer parcerias com influenciadores, utilizar as redes sociais e criar um blog, conforme explicamos a seguir.
Influenciadores digitais
Trata-se de pessoas com grande capacidade de influenciar potenciais clientes e atraí-los para o salão. Os melhores influenciadores digitais são os que trabalham com o nicho. Embora não sejam celebridades, eles contam com muitos seguidores e apresentam habilidades para lançar tendências.
Uso de redes sociais
De acordo com a pesquisa Digital in 2017, o Brasil é um dos países com maior número de usuários em redes sociais. Esses dados indicam que um dos melhores meios para fidelizar e conquistar clientes são essas mídias.
Veja a seguir as principais redes sociais:
- Facebook — permite a criação de páginas, publicação de fotos, vídeos e pequenos textos. Também oferece a opção de ferramenta de anúncios da rede, como o Facebook Ads, com baixo custo;
- Instagram — rede social focada em fotografias, na qual as pessoas podem compartilhar imagens e interagir;
- YouTube — possibilita a criação de um canal para a divulgação de vídeos. Tem um grande potencial para a atração de clientes;
- Twitter — para a divulgação de fotos e conteúdos;
- WhatsApp — aplicativo para celular que permite criar grupos segmentados para enviar mensagens e fotos.
Produção de conteúdo exclusivo em blogs
Os blogs são fundamentais para divulgar artigos, vídeos e podcasts (textos em áudio) sobre assuntos de interesse do segmento, que podem ajudar as pessoas a solucionarem dúvidas com dicas de maquiagem, penteados, entre outros.
Essa é uma importante e eficiente estratégia de marketing, pois confere autoridade em relação aos assuntos publicados. Além disso, transmite sentimentos de segurança e confiabilidade nos serviços prestados.
Conforme verificamos, a resposta à dúvida sobre “como divulgar meu trabalho de forma econômica?” é no sentido de que é possível fazer marketing sem gastar muito. Para tanto, é fundamental conhecer as redes sociais e divulgar o salão por meio de conteúdos relevantes.
Gostou deste artigo? Então, saiba como tornar-se um especialista em mídias digitais!