O cronograma capilar basicamente é formado por três passos: hidratação, nutrição e reconstrução. Qualquer pessoa pode fazer o cronograma capilar. Mas é importante saber a solução correta para sua necessidade, pois a rotina de cuidados intercala os procedimentos conforme as deficiências capilares.
Para isso, sugerimos um teste muito simples para saber a porosidade do cabelo a ser tratado: Em um copo de água, coloque um fio do cabelo. Após alguns segundos observe como ele se comporta no liquido.
- Se ele boiar, precisa de hidratação;
- Se não boiar e nem afundar, precisa de nutrição;
- E se ele afundar, ele precisa de reconstrução.
Após este reconhecimento, coloque mãos à obra:
Hidratação
Como o nome já diz, é a reposição de água e nutrientes que perdemos todos os dias. Fios hidratados não ressecam. Os principais ativos de hidratação capilar são:
- D-Pantenol:Proporciona hidratação de longa duração, maciez e brilho;
- Manteiga de Oliva:Hidrata profundamente os cabelos a longo prazo;
- Óleo de Coco Extra Virgem:Rico em Vitaminas E e Ácido Graxos;
- Babosa:Hidrata, regenera e auxilia no combate à queda dos fios. Antioxidante natural;
- Aminoácidos funcionais:Regeneram a fibra capilar e proporcionam emoliência, maciez e força.
Nutrição
Geralmente acomete cabelos cacheados e crespos, pois a oleosidade do couro cabeludo não chega às pontas. Neste caso, nutrir significa repôs lipídios, que são gorduras produzidas pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo. Cabelos nutridos são macios, flexíveis e brilhantes.
A nutrição capilar pode ser feita das seguintes formas:
- Máscaras para nutrição:usadas durante o banho, tem ação rápida e são feiras por cremes compostos por óleos e manteigas.
- Umectação com óleo vegetal:esta ação leva em média 30 minutos e é feita com óleos vegetais antes de serem lavados.
- Umectação noturna:feita antes de dormir e permanece nos cabelos durante toda a noite. Ela é feita com óleos vegetais ou maionese capilar.
Reconstrução
A necessidade desta operação geralmente surge para cabelos com química que o deixam quebradiços. A reconstrução repõem a proteína dos fios. Este tratamento deve ser feito somente em cabelos extremamente danificados e a cada 15 dias ou uma vez por mês.
Para reconstruir os cabelos usa-se queratina. A Queratina é uma proteína produzida por nosso corpo, que representa cerca de 90% da constituição do fio. Ela proporciona força, elasticidade e resistência à fibra capilar. Use produtos que contenham:
- Colágeno: Que retém água e uniformiza as cutículas, previne a quebra e mantém os cachos;
- Creatina:Repara os danos e compõem a cadeia de queratina dos fios;
- Arginina:Reconstrói os fios de fora para dentro;
- Cisteína:Age na reconstrução e fortalecimento dos fios, alinhando as cutículas.
Depois de tudo isso, organize seu cronograma capilar, siga à risca cada procedimento a cada semana e solte suas madeixas saudáveis!