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Como ganhar mais dinheiro em 2023? Um guia completo!

Você está em dúvida sobre como conseguir ganhar mais dinheiro? Saiba que o segredo está em compreender melhor o seu mercado de atuação. De fato, em todos os tipos de segmentos, existem períodos de altos e baixos que precisam ser contornados de maneira estratégica pelos empreendedores e profissionais.

Dentro desse contexto, tudo gira em torno de pôr as ações, programadas antecipadamente, em prática. Assim, ao evitar surpresas em relação às entradas e saídas do caixa, fica muito mais simples fechar as contas sempre no azul, e ainda preparar novidades para os clientes.

Quer saber mais? Confira um verdadeiro guia completo para ajudar você a ganhar mais dinheiro e se programar para o ano que está só começando, anota na sua agenda, vamos lá?

Quais são as melhores datas para vendas?

O primeiro passo para vender mais é saber quais são as datas que movimentam o seu segmento de atuação e o comércio de modo geral. Ao elaborar um calendário detalhado, fica muito mais simples se preparar adequadamente na quantidade de estoque, criar campanhas de divulgação, fazer boas promoções e ainda se relacionar de maneira positiva com o cliente.

Veja a seguir quais são as principais datas do varejo!

Carnaval

Época excelente para quem trabalha com vários tipos de produtos, a demanda vai desde confecções de roupas e distribuição de bebidas até serviços da área da beleza. Por esse motivo, torna-se indispensável se preparar com bastante antecedência para ganhar dinheiro extra nos dias da folia.

Caso você costure fantasias ou itens sob medida, é importante começar a divulgar com, no mínimo, de um a dois meses de antecipação.

Na área de alimentos também é possível aceitar encomendas de bolos temáticos ou bebidas, produtos que têm muita saída durante esse período. Tudo depende, na verdade, da criatividade do profissional em compreender quais são as necessidades do seu consumidor e as tendências em alta no mercado.

Dia do Consumidor

Essa é uma data que ganhou destaque nos últimos anos, especialmente, nas redes sociais. Diante da frequência de postagens e interações com os consumidores, os responsáveis pela gestão das páginas passaram a promover todas as datas relacionadas aos produtos e ao varejo.

Como resultado, as postagens do Dia do Consumidor, que acontece em 15 de março, tornou-se uma data aguardada pela movimentação de brindes e promoções para os clientes.

O grande diferencial é reconhecer os clientes que ajudam o seu negócio com a divulgação nas mídias sociais e no famoso boca a boca. Para isso, ofereça a eles ações que sejam vantajosas, como o famoso leve 2 pague 1, brindes personalizados ou cupons de descontos. Aproveite e organize-se desde já.

Páscoa

A Páscoa é um excelente momento para ganhar mais dinheiro, especialmente, para quem lida com confeitaria e outras profissões do universo gastronômico. Contudo, a grande aposta está na fabricação de ovos de Páscoa.

Quando você já trabalha com chocolates, é importante fortalecer a sua marca durante o ano e fidelizar clientes que já conhecem o seu produto, pois eles podem trazer pessoas novas para impulsionar a sua credibilidade no mercado.

Uma boa dica, nesse caso, é ir além das estratégias tradicionais. Para isso, identifique as brechas deixadas pelos concorrente e tente preenchê-las de maneira criativa.

Por exemplo, as opções para a turma fitness costumam ser bastante escassas quando se trata de doces e sobremesas. Sem contar que as pessoas com algum tipo de intolerância alimentar também costumam sofrer com os produtos industrializados. Pensando nisso, invista em produções para um público diferenciado.

Dia do Trabalho

O feriado de 1º de maio é marcado no varejo pela quantidade de “presentes” disponibilizados pelas empresas aos seus colaboradores. Ou seja, representa a oportunidade de vender direto para essas instituições e com um grande volume de encomendas.

Pense no que seu negócio oferece e como ele pode se encaixar no interesse dos responsáveis pelo relacionamento interno de diferentes modelos organizacionais: pode ser uma festa com cardápio especial, camisetas personalizadas, uma ação interna e, até mesmo, um dia de massagens para relaxar os colaboradores do estresse do dia a dia.

Uma sugestão interessante é montar um pacote temático sobre o assunto e divulgá-lo nas empresas com quem você mantém contato, além da divulgação em suas redes sociais.

Dia das Mães

O segundo domingo de maio é marcado por uma das maiores altas no varejo brasileiro. Afinal de contas, mesmo que seja uma simples lembrancinha, os filhos sempre acabam se programando para comprarem algo para as mamães. Sendo assim, programar-se com antecedência também faz parte do aumento nas vendas de seus produtos e serviços durante esse período.

Tenha em mente que grande parte das compras acontece antes da data, pois o domingo é tomado por reuniões familiares. Logo as divulgações antecipadas são o verdadeiro divisor de águas. Essa oportunidade de faturar alto vale para muitos segmentos. Veja, a seguir, os principais deles:

  • confeitaria: bolos temáticos, sobremesas especiais, pães e tortas para o almoço;
  • chocolateria: chocolates com mensagens carinhosas para homenagear as mães de forma criativa e saborosa;
  • moda: roupas e camisetas personalizadas;
  • beleza: um dia de beleza em pacotes especiais;
  • massagem: cuidar do bem-estar e oferecer momentos de descanso.

 

Dia dos Namorados

A data mais romântica do comércio é excelente para o varejo, pois representa a oportunidade de vender serviços tanto para os homens quanto para as mulheres. Dessa maneira, investir no interesse dos dois públicos é uma forma de aumentar a competitividade do seu negócio significativamente.

Como o dia dos namorados acontece apenas no mês de junho, aproveite esse tempo entre o Dia das Mães e o dia 12 para pensar em ideias originais. O melhor caminho envolve conhecer bem os seus clientes e possíveis consumidores dos seus produtos para, assim, criar algo que possa surpreender dentro de sua área de atuação. Afinal de contas, de presentes óbvios o mercado está cheio.

Dia dos Pais

Assim como o Dia das Mães, a data especial para os pais é um momento que tradicionalmente aquece o varejo. Mesmo que seus produtos não sejam diretamente focados para os homens, como a barbearia, é possível fazer adaptações estratégicas para atrair esse público e aumentar as vendas.

Um bom exemplo são os pacotes de beleza para homens, as massagens focadas em relaxamento e jantares com pratos especiais servidos com vinhos ou outras bebidas artesanais.

Dia das Crianças

O 12 de outubro no Brasil é um diferencial para quem tem soluções de serviços para os pequenos. Esse mercado vai muito além dos brinquedos, pois existem diferentes oportunidades para atrair os pais e crianças, como espaços para brincadeiras que estimulem a criatividade dos filhos e, consequentemente, agregue bem-estar.

Halloween

O Dia das Bruxas se popularizou no Brasil, especialmente, nos últimos anos. Com a grande oferta de festas temáticas envolvendo pessoas fantasiadas, até mesmo a brincadeira de pedir doces e travessuras ganhou espaço no país.

Para o varejo, essa mudança de comportamento é uma porta que se abre, principalmente para quem atua com moda, doces, pratos típicos e serviços de festas.

Black Friday

Durante o mês que antecede a black friday, que tradicionalmente acontece na última sexta de novembro, os sites ficam repletos de promoções e, praticamente, todas as marcas entram na onda de remarcar os preços com vantagens para o consumidor.

Não é à toa que há alguns anos essa é a sexta-feira mais aguardada pelos clientes e pode ser uma excelente oportunidade de fidelização de consumidores e giro de estoque.

Natal e final de ano

Com grande movimentação no comércio, o final de ano é um período diferenciado para o varejo. Mas ao mesmo tempo em que o comércio recebe o crescimento do interesse do público, também aumenta a concorrência. Então o ponto alto está em usar todo o seu conhecimento em relação aos hábitos de consumo para aproveitar o Natal. O foco das vendas está em segmentos relacionados à alimentação, roupas, beleza, presentes de amigo oculto etc.

Como se organizar nas épocas de baixa?


O varejo apresenta uma série de sazonalidades.Por esse motivo, um dos segredos do sucesso no comércio é o planejamento adequado para continuar tendo lucros nas épocas de baixa. Lembre-se que, de nada adianta vender muito na Páscoa, por exemplo, e não saber o que fazer com as contas em julho.

Acompanhe, a seguir, algumas dicas para você estruturar suas vendas fora das datas comemorativas.

Guarde dinheiro

Fazer uma reserva financeira, para os momentos de baixa, ajuda muito a evitar dificuldades. Se você precisar retirar do dinheiro da produção diária para pagar contas, a queda de qualidade no produto oferecido, certamente, saltará aos olhos dos clientes, que podem passar a comprar na concorrência.

Assim, as dívidas se tornam uma bola de neve, correndo o risco de o negócio “quebrar”. Portanto, em épocas de altas, faça um bom trabalho administrativo do dinheiro, avaliando tudo que está no planejamento. Desse modo, será possível ter o mesmo desenvolvimento o ano todo.

Invista na hora certa

Investir no mercado financeiro é uma tática usada por muitas empresas para lidar com épocas de baixa nas vendas. Além de os valores renderem de acordo com a proposta financeira escolhida, você vai ter a certeza de que não vai gastá-los indevidamente. No entanto, tome cuidado para não escolher planos muito arriscados que podem comprometer a retirada no futuro.

Outra questão interessante está em investir em seu próprio negócio. Comprar máquinas que aceleram a produção ou elementos que permitam trazer novidades ao setor costumam ser grandes diferenciais. Desse jeito, fica muito mais simples impulsionar os lucros — até mesmo nos momentos de movimento fraco.

Gere conteúdo

Com tanta concorrência no mercado, a geração de conteúdo é fundamental para alavancar as vendas em diferentes períodos. Isso acontece porque um posicionamento positivo nas redes sociais, por exemplo, educa seu público sobre o serviço realizado, além de apresentar a importância de contar com uma empresa que pensa no bem-estar dos clientes.

Ao garantir interação e engajamento nas páginas digitais, também existe a chance de você criar promoções e outras ações segmentadas que se encaixam com os interesses dos consumidores. Na prática, com um trabalho de comunicação aberto e focado na sua audiência, é possível fazer diferença em longo e curto prazo.

O que vender para ganhar mais dinheiro?

Agora que você já sabe como equilibrar o mercado de vendas entre as datas comemorativas e os períodos de baixa, deve estar curioso sobre qual tipo negócio é ideal para o seu perfil empreendedor, não é mesmo?

Levando essas informações em consideração, pense em profissões que estão sempre no radar do público e, para além disso, permitem ao profissional criar um plano de carreira lucrativo. Veja, a seguir, algumas delas!

Alongamento de unhas

Os serviços associados ao setor de beleza são um excelente ponto de partida para quem deseja se recolocar no mercado ou simplesmente começar do zero. Isso porque, seja em datas sazonais, seja em períodos de baixa, a procura por esses profissionais continua praticamente igual.

Sem contar que, a boa manicure está sempre com a agenda cheia, sendo assim, você pode oferecer mais, como o alongamento de unhas, um ramo em alta no mercado, ou seja, um diferencial lucrativo.

Massagem

A Massagem é outro serviço que se encaixa com praticamente todas as datas comemorativas, pois serve tanto para vendas em empresas quanto para serviços individuais, além do mais apresenta poucos períodos de baixas.

O espaço para massagens tem sido muito utilizado como forma de presentear, por exemplo, os convidados de um casamento durante a festa. Dessa maneira, apostar nesse tipo de especialização é o segredo para quem deseja alcançar diferentes segmentos com potenciais de altos lucros.

Moda e costura

O mercado da moda está em constante crescimento e oferece a oportunidade de você se destacar com peças para diferentes públicos. Quem lida com corte e costura, por exemplo, pode explorar, praticamente, todas as datas importantes no varejo. Além dessa vantagem, ainda existe a chance de trabalhar em casa e iniciar uma marca própria.

Pronto! Agora ficou claro para você como ganhar mais dinheiro com o seu negócio? Entretanto, lembre-se que o mais importante é ter um um olhar estratégico no plano de ação que permita a você compreender os altos e baixos do mercado.

Pois só assim será possível se destacar em relação à concorrência, ganhar credibilidade e administrar melhor os lucros. Sucesso!