Para a grande maioria da população brasileira, atravessar um rio de barco para chegar ao trabalho ou para estudar em busca de uma qualificação, parece um tanto quanto “diferente”. Porém, para outra parcela da população brasileira, principalmente no Norte do país, essa é uma rotina normal tendo em vista que os rios se tornam grandes “auto estradas” que ligam cidades, comunidades e os mais variados territórios em plena floresta amazônica.
Neste artigo, vamos contar a história da Kamilah Macedo e sua relação com os rios amazonenses. Por lá, tudo é muito distante e de difícil acesso, tendo em vista que o Amazonas é o maior estado em extensão do Brasil e é maior que muitos países da Europa e outros países nos mais variados cantos do mundo. Por lá, não tem outro jeito de se chegar a vilas e comunidades inteiras, sem atravessar os imponentes Rio Negro e o Rio Solimões, símbolos e cartões postais do Amazonas.
Entre os milhares de brasileiros que usam suas águas para se locomover de cá pra lá e de lá pra cá, está Kamilah Macedo, que estuda no curso de Confeitaria no Instituto Mix de Profissões de Manaus. Para chegar no horário, ela começa a fazer o percurso bem cedo, ainda na sua comunidade rural de Janauacá, no município vizinho de Careiro Castanho.
“Ao todo eu levo 3h até chegar ao instituto Mix, venho da zona rural da Grande Manaus. Saio às 5h da manhã de casa e levo 2h de barco expresso até chegar no IM, ou, se for de barco grande, são 5h. Ao todo percorro de barco mais de 40 km pelas vias fluviais. Após o curso, saio do Instituto Mix por volta das 17h e volto para o porto de Manaus para pegar o último barco expresso das 19h, chegando em minha casa às 21h”, conta Kamilah Macedo, que não mede esforços para realizar o seu sonho da qualificação profissional.
Entre todos foi o Instituto Mix que conquistou a estudante para realizar sua qualificação!
Um dia inteiro para chegar ao destino! Com certeza a Kamilah não sairia às 5h da manhã para chegar às 21h em casa se não acreditasse na qualidade e no ensino do Instituto Mix de Profissões de Manaus. Ela conheceu o curso por meio das mídias sociais da unidade.
“Vi credibilidade e seriedade nos cursos que o Instituto Mix oferecia, então resolvi tomar uma atitude e mudar meu futuro. Decidi dar este passo adquirindo conhecimento na área da confeitaria, para enfim abrir meu próprio negócio neste segmento que vejo com grande expectativas para o futuro”, reforça Kamilah.
“Não há vitória sem luta!”
Com certeza uma das frases que cabe a qualquer empreendedor brasileiro, que sabe bem o quão difícil pode ser dar o ponta pé inicial no seu negócio no país que mais cobra impostos no planeta, e que tem tantas burocracias para quem deseja abrir um empreendimento. A luta da Kamilah começou com o fato de enfrentar dezenas de quilômetros pelas águas do Amazonas até o seu destino, que é se qualificar e abrir o seu negócio no segmento da confeitaria, e a luta continua!
Atualmente ela já trabalha produzindo alguns produtos por meio de encomendas, mas a verdade é que depois que começou o curso no Instituto Mix, um novo mundo de possibilidades se abriu, bem como novas e deliciosas receitas por meio da instrutora da unidade que ela faz questão de enfatizar o quão dedicada e comprometida é com suas alunas.
“É maravilhoso estudar no IM, os colaboradores são todos muito acolhedores, a professora Kyoko, instrutora do curso de Confeitaria, é super profissional e nos ensina na prática tudo perfeitamente. As aulas presenciais são bem explicadas, nossa professora está sempre atenta e faz questão que todas as alunas (somos uma turma só de mulheres) aprendam cada detalhe nas aulas práticas”, afirma Kamilah Macedo.
Próximo passo: ser conhecida nacionalmente por suas delícias da confeitaria!
A jovem amazonense sonha alto, e não é pra menos! Confeiteira de mão cheia, ela já produz doces deliciosos e o curso tem ajudado ela a melhorar ainda mais as técnicas.
“Melhorou muito a qualidade dos meus produtos, pois antes eu não tinha conhecimento dos produtos certo que eu deveria usar, nem a precisão na pesagem dos ingredientes. Espero ter minha empresa de doces o quanto antes, que é um dos meus maiores sonhos! E por meio da minha empresa ser conhecida nacionalidade, ter e dar os melhores produtos aos meus clientes”, explica a Kamilah.
E você, o que te impede de ser como a Kamilah e dar o primeiro passo para mudar de vida e realizar o seu sonho por meio da qualificação? Busque uma unidade IM mais próxima de você e comece o quanto antes a sua qualificação, sucesso!