Segundo o SEBRAE, o segmento pet tem crescido a cada ano, envolvendo, principalmente os serviços de clínicas veterinárias, banho e tosa. Junto com esse crescimento, também tem surgido cada vez mais uma demanda por atividades de Auxiliar de Veterinário — profissional com habilidades e competências para ajudar o médico veterinário em clínicas e consultórios.
Por esse motivo, o curso de Auxiliar de Veterinário começou a ser muito procurado, levando o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) a aprovar a Resolução nº 1.281, de 25 de julho de 2019, para estabelecer diretrizes à essa modalidade de ensino.
Neste artigo vamos comentar sobre os principais aspectos do curso de Auxiliar de Veterinário e Pet Shop e tirar as dúvidas mais comuns sobre o exercício da profissão, como perfil requerido e atividades no dia a dia. Continue lendo para saber mais!
Para quem o curso de Auxiliar Veterinário é indicado?
Para desenvolver atividades ligadas à saúde e cuidados gerais de animais, é preciso muito mais do que ser apaixonado por eles, pois as atividades a serem desenvolvidas exigem diferentes habilidades e competências, que envolvem desde o atendimento ao dono do animal até cuidados em tratamentos e cirurgias aos seus pets.
Dessa forma, o curso de Auxiliar de Veterinário é indicado para as pessoas que buscam uma profissão e desejam obter qualificação profissional para aumentar a renda. Para auxiliar os médicos veterinários em clínicas e consultórios, o seguinte perfil é requerido:
- boa comunicação;
- compreensão sobre a importância dos pets para a vida dos seus donos;
- empatia;
- equilíbrio emocional;
- interesse em aprender;
- paciência;
- profissionalismo;
- saber tomar decisões;
- ter iniciativa.
Como é a rotina de trabalho desse profissional?
O Auxiliar de Veterinário pode atuar em clínicas e hospitais veterinários, ONGs que acolhem animais, empresas que prestam serviços de pet sitting, pet shops, entre outros. As atividades que ele pode desenvolver são as relacionadas ao apoio, assistência e acompanhamento do trabalho do médico-veterinário, como:
contenção e preparação de animais em consultas veterinárias, tratamentos, recursos para diagnósticos e hospitalização;
cuidados higiênicos com os animais;
organização do consultório, espaço de laboratório, farmácia, sala cirúrgica ou área de hospitalização;
preparo do material necessário para diagnósticos e assistência clínica.
Atividades administrativas
Além das atividades técnicas de auxílio ao médico veterinário, o profissional pode desenvolver atividades administrativas, como:
- atendimento a clientes em pet shops;
- contatos comerciais com fornecedores de produtos pets;
- controle de estoque;
- preenchimento de formulários;
- serviços para cuidados temporários de animais de companhia (pet sitting).
O que o curso de Auxiliar de Veterinário ensina?
Em termos gerais, o curso de Auxiliar de Veterinário proporciona conhecimentos básicos sobre cuidados e tratamentos especiais de animais visando a atuação profissional junto ao médico veterinário, como:
- administração de medicamentos;
- anatomia e fisiologia;
- banho e tosa;
- comportamento de cães e gatos;
- cuidados básicos com os animais;
- doenças infecciosas de cães e gatos;
- doenças zoonóticas e parasitárias;
- ética profissional e legislação;
- fotografia de animais;
- fundamentos de nutrição de cães e gatos;
- imunização;
- mercado dos Pet Shops;
- rotina cirúrgica;
- toxicologia.
Como vimos, o curso de Auxiliar de Veterinário é indicado para as pessoas que são apaixonadas por animais e que gostariam de obter uma qualificação profissional para aumentar a renda. As atividades desenvolvidas são direcionadas, principalmente, para atuar em clínicas e consultórios, auxiliando médicos veterinários em diagnósticos, tratamentos de doenças e cuidados gerais com a saúde dos pets.
Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário!