Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Cursos profissionalizantes melhoram a saúde mental

Existem diferentes motivos para os cursos profissionalizantes estarem entre as prioridades da carreira de uma pessoa que deseja ser bem-sucedida. Com o mercado de trabalho cada vez mais exigente e concorrido, ter um curso no currículo passa a ser um requisito básico.

A capacitação profissional não deve ser vista como mais um diploma no currículo e, sim, como uma etapa essencial para as pessoas que desejam ingressar no mercado competitivo atual.

Uma frase, atribuída a Albert Einstein, pode resumir a importância de se exercitar o aprendizado de forma constante. Para o cientista, “a mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”. Ou seja, o exercício de aprendizado constante, por meio dos hábitos de estudar, não se acomodar e buscar sempre aprender coisas é um estimulador para a mente humana.

Cursos fazem bem para sua saúde mental


Estudos apontam que estudar pode aumentar a capacidade da memória, ativar o poder de concentração e, com o hábito, aumentar a nossa capacidade de aprender. Quanto mais estudamos e exercitamos o cérebro, mais protegido ele estará de doenças de degeneração, como o mal de Alzheimer, por exemplo.

Está comprovada a relação entre o estudo e a rápida recuperação de lesões cerebrais. As pessoas com maior nível de escolaridade podem se recuperar mais rápido de lesões no cérebro, pois possuem uma reserva cognitiva. Ou seja, o conhecimento acumulado ao longo dos anos colabora para a recuperação neural.

Cursos profissionalizantes são aliados da sua carreira


Formação qualificada é um pré-requisito mais do que básico. Mas não adianta se acomodar. Estamos na era da informação. São tempos em que os profissionais qualificados e as pessoas talentosas possuem o mesmo valor que as máquinas, dentro do mercado.

O conhecimento adquirido nos anos 1990, por exemplo, já não é o suficiente para um progresso na carreira e, dependendo da área de atuação, até mesmo os aprendizados do ano passado podem não ter mais tanto valor.

É preciso entender que o sujeito está, a todo tempo, exposto a diferentes possibilidades. Por isso, as oportunidades não podem ser ignoradas, principalmente quando elas fazem parte de uma perspectiva do aprendizado. São as decisões do indivíduo durante a sua vida que farão de sua carreira um sucesso.

O Instituto Mix de Profissões sabe disso, por isso tem uma vasta gama de cursos à disposição dos seus alunos para que, em um curto espaço de tempo, ele possa se capacitar em várias áreas de atuação.

Aprender um outro idioma traz vantagens para o profissional


Ter o certificado de um curso é importante, mas o aprendizado de uma nova língua é essencial para quem quer ingressar no mercado, mais globalizado a cada dia. A facilidade de contato com diferentes países exige do profissional a aquisição de novos idiomas, pois uma empresa no Brasil pode fazer diferentes negócios com uma empresa no Japão, por exemplo.

Nesse caso, a empresa precisará contar com profissionais qualificados e que possuam, no mínimo, o conhecimento da língua inglesa. Porém, não é só esse o benefício de se estudar uma nova língua. O conhecimento é a base para o sucesso profissional e estudos mostram que quem sabe mais de uma língua está mais protegido contra a senilidade e pode até raciocinar de forma diferente em cada idioma.

O estudo de uma língua estrangeira exercita o nosso cérebro e também a nossa capacidade de concentração e dedicação. Todo esse desenvolvimento cognitivo é benéfico, portanto, para a saúde do cérebro e para a inserção no mercado de trabalho. Separamos um dos melhores cursos e inglês atuais, o IM Talking, saiba mais sobre ele neste link.

Com os estudos melhoramos nosso pensamento crítico


Quanto mais conhecemos sobre determinada área, mais podemos refletir sobre a sua teoria aplicada na prática. Estudar faz você confrontar visões, debater e repensar conceitos. Uma formação mais completa pode possibilitar ao sujeito o desenvolvimento de um pensamento mais crítico, dando-lhe uma capacidade maior de compreensão e avaliação de questões sociais, como a política e a economia.

Tais áreas são elementos essenciais para um estudante de qualquer área. Um cidadão bem formado é mais participativo nas decisões que vão fazer do lugar em que ele vive um ambiente melhor. Alguns estudos apontam que as pessoas com maior nível de formação estão mais abertas para discussões.

Cursos oportunizam vivências únicas


As vivências proporcionadas em um curso profissionalizante são únicas e farão diferença quando esse profissional for para o mercado de trabalho. Os módulos, os estágios, são o momento da experimentação: é a hora de saber, na prática, mais sobre o curso escolhido.

Além da vivência profissional, dar continuidade aos estudos é a chance de trocar experiências e aprendizados com diferentes pessoas, ao passar por situações que deverão servir de modelo para a atuação do profissional no mercado de trabalho.

Durante o curso, pode acontecer a chance de vivenciar os conflitos de uma atividade em grupo, o que pode proporcionar para o estudante a chance de aprender a falar na hora certa, de delegar tarefas e de saber os momentos de liderar. No mercado profissional, os acertos nesses momentos podem ser cruciais, pois, provavelmente, não haverá tempo para esse tipo de aprendizado.

Estudar aumenta a expectativa de vida!


Estudar não é só vantajoso para a vida profissional de uma pessoa: é também um
benefício para a vida pessoal. Estudos da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) apontam que pessoas mais estudadas tendem a ser mais felizes e viver mais e melhor.

Uma dessas vantagens é a questão salarial, bastante atrelada à tranquilidade e conforto, além de reconhecimento profissional. Assim, podemos considerar todos os benefícios já levantados neste artigo, pois uma pessoa que tenha a saúde mental em dia, com expectativas quanto à carreira, com facilidades cerebrais ativadas pelo aprendizado de um novo idioma e com um pensamento crítico desenvolvido, terá uma vida plena e de sucesso.

Além disso, é preciso se organizar, ter foco e objetivos muito bem definidos, o que acontece a partir das vivências, das quais podemos absorver aquilo que nos faz bem e deixar para trás aquilo que não nos é benéfico.

Os benefícios de estudar precisam ser encarados com seriedade, pois são vantajosos para a vida pessoal e profissional do indivíduo. Uma pessoa que se dedica aos estudos tem mais oportunidades, supera melhor as dificuldades, lida melhor com diferentes discussões e assume o controle da própria vida. Aproveite e ingresse o quanto antes no Instituto Mix de Profissões e mudo o curso do seu destino, para melhor!