Alguns segmentos do Brasil estão em alerta máximo em busca de mão de obra qualificada. Com a alta da demanda em vários setores, o mercado de trabalho sofre para achar pessoas capacitadas para trabalhar nas milhares de vagas disponíveis, que vão do campo, comércio até a indústria.
A situação começa a ficar preocupante, principalmente, quando temos a exportação da mão de obra brasileira para outros países. Por isso as empresas aumentaram o fator “humano” e vêm buscando soluções para tornar o trabalho cada vez mais agradável e dinâmico ao colaborador, bem como o aumento de benefícios desde, é claro, que ele tenha capacitação.
Neste artigo, vamos te mostrar quais são as áreas em que mais se precisam de profissionais, quase que em caráter de urgência, bem como quais as habilidades mais requisitadas na hora de contratar um novo colaborador.
Ah, separamos também opções de cursos do Instituto Mix para você aproveitar e se qualificar, tornando-se assim uma opção para o mercado, que tanto precisa de mão de obra.
Falta de mão de obra não é uma realidade exclusiva do Brasil
O Brasil foi o nono país com mais falta de mão de obra qualificada em 2022, dentre 40 países e territórios. Os dados são de um estudo da consultoria de recursos humanos americana ManpowerGroup, que ouviu 40 mil empregadores de todos os setores.
Por aqui, 81% dos empregadores disseram enfrentar dificuldade para encontrar trabalhadores com a qualificação necessária. O índice subiu em relação ao estudo do ano de 2021 (71%) e é maior que a média global (75%). Confira como está a realidade em alguns países quanto a falta de mão de obra qualificada:
– Taiwan (88%)
– Portugal (85%)
– Singapura (84%)
– China (83%)
– Hong Kong (83%)
– Índia (83%)
– Romênia (82%)
– Austrália (81%)
– Brasil (81%)
– Espanha (80%)
Nos últimos dez anos, o percentual de empregadores que relataram ter dificuldades para encontrar profissionais qualificados no Brasil oscilou bastante. Entre 2012 a 2018, o índice despencou, de 71% para 34%. A partir de 2019, começou a subir, chegando ao maior valor agora.
No mundo, o índice de escassez de mão de obra subiu seis pontos percentuais em relação ao ano passado e atingiu o maior nível em 16 anos, de 75%. O dobro do registrado em 2015.
Segmentos “desesperados” por mão de obra qualificada
A pesquisa mostra os setores com maior índice de falta de mão de obra (nível global), listamos alguns dos setores para você acompanhar e ver que há grandes oportunidades em algum destes ramos, desde que você tenha qualificação.
– Banco e finanças (86%)
– TI e tecnologia (84%)
– Indústria (84%)
– Educação e saúde (80%)
– Atacado e varejo (79%)
– Construção (76%)
– Hotelaria e restaurantes (66%)
Embora o estudo mostre um panorama global da falta de mão de obra, todos os pontos se encaixam perfeitamente na realidade brasileira.
Instituto Mix lista cursos para se qualificar
Desde a gestão de finanças até o segmento de hotelaria há vagas para profissionais qualificados. Por falar nestes segmentos, separamos alguns dos cursos do Instituto Mix que fazem parte da nossa grade de cursos para você estudar por área, confira:
– Curso de Gestão de Pessoas e Liderança
– Curso de Gestão de Vendas e Liderança
– Curso de Técnicas Administrativas
– Curso de Técnicas Administrativas (EAD)
– Cursos ligados à Tecnologia e TI
– Cursos ligados à Saúde e Bem-Estar
– Cursos ligados à Construção Civil
– Cursos ligados à Hotelaria e Turismo
O estudo também lista as áreas com maior demanda de mão de obra qualificada:
– Tecnologia da Informação & Dados (40%)
– Atendimento ao Cliente & Front Office (32%)
– Logística & Operações (23%)
– Marketing & Vendas (21%)
– Administração & Apoio ao Escritório (21%)
Quantos aos cursos que o Instituto Mix oferece nestes campos, além dos já citados, podemos destacar:
– Curso de Logística Empresarial (Interativo)
– Curso de Marketing Digital Avançado (EAD)
– Curso de Auxiliar Administrativo e Financeiro
Leia também: 5 cursos EAD para começar o ano bem atualizado
Pesquisa também apontou o que as empresas esperam dos colaboradores
Se por um lado as empresas estão buscando profissionais qualificados, por outro lado esses mesmos profissionais devem se encaixar em alguns requisitos para fazer parte do time.
As chamadas soft skills (habilidades comportamentais) contam muito em um mundo onde o diálogo e o fator humano são levados cada vez mais em consideração nos negócios.
Por isso o estudo fez um levantamento com as empresas participantes de todo o mundo, incluindo o Brasil, para saber qual o perfil ideal para ocupar as vagas, além de ter capacitação, foram mencionadas as seguintes habilidades:
– Raciocínio e resolução de problemas
– Resiliência e adaptabilidade
– Iniciativa
– Confiabilidade e autodisciplina
– Espírito colaborativo e trabalho em equipe
Aproveite e procure uma unidade Instituto Mix mais próxima de você ou faça o quanto antes os nossos cursos no conforto da sua casa por meio do IM Digital. Aproveite o início do ano de 2023 para dar o start na sua carreira, sucesso!