O curso de micropigmentação de sobrancelhas tem se apresentado como uma boa oportunidade para salões de beleza, assim como para profissionais que desejam abrir um negócio próprio. Esse mercado cresce a cada dia e o Brasil já é considerado uma das grandes referências na área.
A propósito, o país tem sediado Congressos Internacionais e Encontros Nacionais de micropigmentadores. Nesses eventos, profissionais renomados promovem palestras e cursos com bases científicas, visando à atualização do conhecimento dos participantes.
Neste artigo, vamos explicar o que é ensinado no curso de micropigmentação, quais os tipos de técnicas que existem, bem como os aspectos que devem ser observados para avaliar a qualidade da escola de capacitação. Continue a leitura para saber mais!
O que se aprende em um curso de micropigmentação
Os conteúdos e a duração do curso de micropigmentação variam de acordo com a instituição de ensino. Em geral, são ensinados conceitos teóricos e suas aplicações, visando à qualificação de designers de sobrancelhas para atuarem na área de micropigmentação.
Veja, a seguir, um exemplo de conteúdos de um curso com duração aproximada de 5 meses, ministrado por módulos.
Módulo Biossegurança
Nesse módulo, são ensinados conceitos básicos sobre:
- atendimento ao cliente — ética e técnicas para atender com qualidade;
- biossegurança — conjunto de ações para não comprometer a saúde humana e o meio ambiente;
- micropigmentação — fundamentos técnicos;
- colorimetria — ciência e prática para estabelecer e especificar cores com relação a matiz, saturação e intensidade;
- visagismo — técnica de harmonização do desenho da sobrancelha com os traços da face, objetivando a sua valorização e embelezamento.
Módulo Técnica esfumada
Teoria e prática sobre preenchimento de sobrancelhas bem definidas, com efeitos de cores e criação de tonalidades para dar uma impressão mais realista.
Módulo Técnica degradé
Nesse módulo o participante aprende a técnica com duas cores que se sobrepõem para criar um efeito bem delicado, com fios mais claros e o centro das sobrancelhas em um tom mais escuro e sombreado para simular volume.
As diferentes técnicas de micropigmentação
Com o avanço do conhecimento e das tecnologias, as técnicas de micropigmentação foram renovadas e ampliadas, proporcionando diferentes resultados para atender necessidades específicas, como podemos verificar, a seguir.
Shadow ou sombreada
Uma das primeiras técnicas utilizadas, que lembra uma maquiagem feita com sombra ou lápis. Ela altera bastante a cor e a espessura da sobrancelha.
Compacta
Essa técnica apresenta saturação de pigmento, a fim de obter uma sobrancelha bastante marcada, como as antigas sobrancelhas definitivas, mas com durabilidade aproximada de 2 anos.
Embora seja pouco utilizada atualmente, é a base do conhecimento para a aprendizagem de outras técnicas.
Fio a fio
A técnica fio a fio, também conhecida como hiper-realista ou 3D, é aplicada com dermógrafo e indicada para as pessoas que desejam um resultado mais natural e bonito. Ela pode ser aplicada para modelar, reconstruir ou preencher falhas nas sobrancelhas.
Sua principal característica é a simulação de pelos, sendo perfeita para a correção de eventuais falhas por imperícias dos profissionais da área ou acidentes.
Realista ou Hiper-realista
Trabalha com fios entrelaçados combinando técnicas e tonalidades de cores.
Microblading
Também conhecido como tebori, esse método milenar de origem japonesa está conquistando o mundo. É a mais moderna técnica de fio que proporciona um resultado mais natural em comparação às demais. Ela trabalha traços curvos e delicados com o auxílio de uma agulha.
Aspectos que identificam a qualidade de uma escola
Para ingressar na carreira de micropigmentação é fundamental optar por cursos que vão além da teoria. Veja, a seguir, os aspectos que devem ser considerados:
- carga horária;
- certificação;
- equipamentos registrados na Anvisa;
- ensino de ética no atendimento;
- normas de biossegurança;
- prática com técnicas atualizadas.
Nesse sentido, o Instituto Mix fornece um aprendizado em sintonia com as necessidades do mercado, proporcionando um diferencial para os profissionais atuarem na área.
Como vimos, o curso de micropigmentação de sobrancelhas é uma boa oportunidade para os profissionais que atuam como designer. Para tanto, é fundamental optar por um curso de qualidade a fim de garantir um bom atendimento aos clientes e sucesso profissional.
Gostou do artigo? Para saber mais sobre o curso de micropigmentação acesse o nosso site!