Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Dia da Coxinha: salgado é um dos mais tradicionais do Brasil

Celebramos neste dia 18 de maio o Dia da Coxinha! Sim, existe uma data nacional para celebrar esse que é um dos salgados preferidos do brasileiro em todas as regiões do Brasil e que pode ser encontrado literalmente em qualquer cidade brasileira.

Nós do Instituto Mix de Profissões não poderíamos deixar de falar dessa delícia, já que somos mestres na arte da Gastronomia e a coxinha é uma das estrelas do nosso Curso de Salgadeiro.

Cheio de versões, esta iguaria vai bem em toda e qualquer ocasião. No happy hour com os amigos, no aniversário das crianças, para afogar as mágoas depois de uma decepção, e até para comemorar uma nova conquista. Coxinha é tudo de bom!

Mais ainda são as variações, que vão desde a massa (de batata, mandioca, cenoura) até os sabores (haja imaginação!). Não é à toa que é o salgado preferido dos brasileiros. Além de uma receita deliciosa de coxinha de frango, que vamos passar para você ainda neste artigo, também trouxemos um pouquinho da história dessa delícia, que vem lá do Brasil Imperial.

Os primórdios do salgado no Brasil Império


Segundo historiadores tudo começou com o filho da princesa Isabel e do Conde d’Eu, que era criado na fazenda por ser uma criança especial e tinha como comida preferida as coxinhas de galinha.

Um dia, ao perceber que faltaria a comida preferida do filho da princesa, a cozinheira desfiou outras partes do frango e as envolveu em uma massa, nascendo assim a coxinha, que conquistaria primeiro os nobres e depois seria difundida em todas as classes da sociedade. Até hoje a coxinha continua sendo democrática, sendo consumida tanto nas classes mais ricas quanto nas mais pobres.

Uma segunda versão sobre a origem da coxinha data do século XIX, em São Paulo. Com a rápida industrialização da cidade, a demanda por comida nos portões das fábricas era grande. No entanto, a comida mais popular, as coxinhas de galinha, estragava muito rápido. Assim, os comerciantes começaram a desfiá-las e envolvê-las em uma massa, nascendo a coxinha.

Existem muitas versões sobre a origem da coxinha como conhecemos hoje, o que é fato para nós, é que essa delícia existe e pode passar o tempo que for, ela é unanimidade e o salgado preferido dos brasileiros. Viva a coxinha!

Receita para fazer uma deliciosa coxinha para comemorar a data


Buscando receitas em nosso curso de salgadeiro, achamos uma receita simples de coxinha tradicional para a data não passar despercebida, afinal o que é melhor que comemorar o Dia Nacional da Coxinha do que celebrar comendo coxinhas?


Ingredientes para a massa


  • 2 copos de água
  • 1 copo de leite
  • 1 colher de margarina
  • 1 cubo de caldo de galinha
  • sal a gosto
  • 3 xícaras de trigo

Modo de preparo

 

  • Coloque a água, o leite, a margarina, o caldo e o sal em uma panela e misture até ferver.
  • Abaixe o fogo e acrescente o trigo de uma só vez.
  • Mexa até obter uma massa lisa e homogênea.
  • Recheie com frango desfiado, com tempero tradicional.