Você certamente conhece alguém que é movido a café, certo? No Brasil o café tem um significado especial, pois ele é sinônimo de momentos, de encontros, de reuniões, está sempre presente em alguma tomada de decisão importante, nos encontros familiares e muito mais.
Oferecer um cafezinho é ser gentil, é acolher, é receber bem uma visita. O café é, acima de tudo, uma bebida social. Ele cria vínculos e reforça laços.
Ele também é sustento para famílias. O café movimenta a economia brasileira, sendo o Brasil um dos maiores produtores e exportadores do grão no planeta, e nós somos reconhecidos internacionalmente pela qualidade do nosso grão.
Para a safra 2022/2023, a estimativa de produção mundial de café é de 172,8 milhões de sacas. A produção cafeeira do Brasil fechou a safra 2022 com um volume de 50,92 milhões de sacas de café beneficiado.
Na história, foi o grão o responsável pela introdução da ferrovia no estado de São Paulo, construída para escoar o principal produto de exportação do país, ainda que à base de mãos escravas.
O café trouxe também aproximadamente 4 milhões de imigrantes entre o final do século 19 e início do 20, vindos especialmente da Europa.
Não é por acaso que a bebida tem uma data especial no calendário mundial, afinal de contas, ele é consumido todos os dias em vários países logo pela manhã, ao meio dia ou no final da tarde.
Quentinho, com misturas como leite ou chocolate, forte, amargo ou mais suave. A bebida é surpreendente em todos os aspectos e é versátil, pois agrada todos os paladares.
Além, é claro, de ser um estimulante natural, ele também tem vários benefícios para a saúde, quando bebido de maneira moderada, já que nos deixa “ligados”, devido a cafeína.
Curiosidades sobre o café
O café é originário da Etiópia, onde ainda é cultivado hoje em dia. A partir daí, a bebida se espalhou pelo mundo, especialmente depois que os árabes começaram a comercializá-lo na Idade Média.
O café é produzido a partir dos grãos da árvore do café. Existem dois tipos principais de grãos de café: o Arábica e o Robusta. O Arábica é mais popular e geralmente considerado de melhor qualidade, enquanto o Robusta é mais forte e tem mais cafeína.
A cafeína é um dos principais componentes do café. Uma xícara de café pode conter de 30 a 300 miligramas de cafeína, dependendo do tipo de café e da forma como é preparado.
Além de ser consumido como bebida quente ou gelada, o café também pode ser utilizado em receitas culinárias. Ele pode ser usado para dar sabor a sobremesas, molhos e até mesmo pratos principais.
Existem várias maneiras de preparar o café, incluindo a infusão, a percolação, a prensa francesa e a máquina de espresso. Cada método produz um sabor e aroma únicos.
Cansado do mesmo cafezinho de sempre? Receitinhas para incrementar o seu café ou adicioná-lo na culinária
Para aqueles que querem mais do que o café tradicional, aquele pretinho sem nada, ou no máximo um café com leite, nós separamos algumas receitas de cafés especiais que você pode preparar com ingredientes e utensílios de cozinha simples, no conforto da sua casa.
Mocha Frappuccino: misture café forte, leite, açúcar e chocolate em pó em um liquidificador até ficar homogêneo. Adicione gelo e bata novamente. Sirva em um copo com chantilly por cima.
Bolo de café com cobertura de creme de queijo: misture café forte com açúcar, farinha, ovos e óleo em uma tigela. Despeje a mistura em uma forma untada e asse por cerca de 35 minutos. Para a cobertura, misture creme de queijo, açúcar de confeiteiro e café até ficar homogêneo. Espalhe sobre o bolo depois de frio.
Frango com molho de café: refogue pedaços de frango em uma frigideira com óleo, cebola e alho. Adicione café forte, molho de soja e açúcar mascavo e deixe cozinhar por alguns minutos até engrossar. Sirva com arroz ou batatas cozidas.
Milkshake de café com caramelo: misture café forte, leite, sorvete de creme e xarope de caramelo em um liquidificador até ficar homogêneo. Adicione chantilly e mais caramelo por cima antes de servir.
Experimente essas receitas e descubra como o café pode ser um ingrediente versátil e delicioso em várias preparações culinárias. Quer saber mais? Acesse os nossos cursos de gastronomia para ficar por dentro de todas as possibilidades da culinária!