Todo mundo quer alcançar seus objetivos de forma rápida e objetiva, certo? E para isso surgem as redes sociais como peça chave no que se refere às metas e as demandas. Mais do que servir para relacionamento entre pessoas, as mídias se tornaram um ambiente propício para vendas, seja de produtos ou serviços. E é aí que entra o social media.
As Redes sociais são os canais digitais onde as marcas se conectam e interagem com seus públicos. As mídias sociais permitem uma interação direta e instantânea, como acontece nas redes sociais, por exemplo. Com a TV e outras mídias tradicionais não existe possibilidade de criar esse tipo de comunicação.
Então, o que faz o social media? Ele é responsável por atualizar, monitorar e gerar conteúdo para as páginas oficiais de uma marca ou empresa nas redes sociais. É possível, inclusive, se especializar em determinadas funções, que vão desde o planejamento estratégico da presença nas mídias sociais, até análise de anúncios patrocinados.
O social media pode atuar em uma agência de publicidade, em um departamento interno de uma empresa ou até mesmo de forma freelancer. Geralmente, um social media possui formação em publicidade, marketing ou design. Mas não é regra, devido à grande abrangência da profissão é possível ver profissionais de outras áreas que se especializaram na gestão de mídias sociais.
A pergunta chave: como me tornar um social media de sucesso?
A verdade é que para ser um social media de sucesso é preciso estar em constante aprendizado e desenvolver habilidades distintas, que vão além da formação acadêmica. No geral, um social media que se destaca tem muita criatividade. Aquele senso apurado para ter um Insight, sabe?
Ele vê uma notícia, uma informação, uma foto, um comentário e pensa: isso dá um post relevante para a minha audiência. Vai dar resultado! O social media também precisa ser inquieto e curioso, pois essa área muda a cada dia. Hoje o algoritmo da rede social funciona de um jeito. Amanhã pode ser totalmente reformulado. Por isso, o social media precisa estar antenado e nunca se acomodar.
Além disso, é preciso levar em conta alguns macetes e técnicas que otimizam a rotina. Nós do Instituto Mix de Profissões contamos com um Curso de Gestão de Mídias Digitais, totalmente focado em desenvolver as habilidades de quem já possui uma noção da área ou para quem quer começar do zero. E é por meio do curso do IM, que elencamos algumas dicas para te ajudar ainda mais a alcançar os seus objetivos.
Descubra quem é o seu público: a sua persona!
O social media deve saber tudo sobre o seu cliente (muitas vezes mais até do que o próprio cliente sabe sobre si!). É importante entender o propósito da marca, como ela se posiciona no mercado, que tipo de linguagem, tom e voz é ideal usar.
Além disso, precisa entender o público-alvo. Quem são as suas buyer personas e o perfil do seu cliente ideal. O que este cliente gosta, o que lê, o que vê, sobre o que gosta de falar. Quanto mais o social media estudar e aprender sobre tudo que envolve seu cliente, seu público e sobre o mercado de atuação, incluindo os concorrentes, melhores resultados seu trabalho trará.
Pense sempre de forma estratégica: vá além do básico
Um bom social media precisa explicar para os clientes que não dá para abraçar o mundo e que, na verdade, eles nem devem fazer isso! A marca precisa estar onde seu público está. Então, antes de começar a criar conteúdo, o primeiro passo é estudar as possibilidades e os canais.
Em quais redes sociais a marca vai atuar? O que será abordado em cada canal? Como será realizada a distribuição do conteúdo considerando a jornada de compra? Toda essa estratégia precisa ser construída antes de começar a agir. Senão você corre o risco de atirar para todos os lados e não ter nenhum resultado.
Constância e estudo de resultados são segredos do sucesso
Não adianta postar e não acompanhar o desempenho das publicações. Você precisa estar presente e interagir com o seu público. Por isso, ao montar uma estratégia de marketing nas redes sociais, defina horários para se dedicar a cada uma das etapas de gestão das redes sociais, incluindo a interação com o público.
O ideal é que aconteça em “real time”, mas se não tiver um community manager na equipe, o próprio social media deve se dedicar a cumprir esse papel. E lembre-se sempre da constância. Não adianta fazer uma vez na semana e nos outros dias sumir do mapa. A comunicação na rede social só se torna efetiva quando você mantém uma presença constante e próxima ao público. Afinal, redes sociais é sobre conexões e relacionamentos.
Análise os dados e crie ações assertivas
Depois de planejar, criar, postar e interagir, é hora de avaliar o que foi feito, avaliando as métricas e os indicadores-chave de performance (KPIs). Vá além das curtidas e comentários. Pense no objetivo de marketing da marca e acompanhe os indicadores que levarão a atingir o resultado.
Por exemplo, se a marca precisa aumentar o alcance ou o número de conversões por uma única rede social, é necessário entender quais dados realmente contribuem para mensurar se o objetivo foi atingido. Caso contrário, você poderá se ater apenas a métricas de vaidade.
Após definir a estratégia, sempre pense no contexto geral do resultado Só assim ele será entendido de forma correta e poderá ser transformado em ações corretivas ou de melhorias. A dica aqui é: sempre considere o contexto das métricas e resultados.
Social media é sinônimo de contato com novas tecnologias
O social media de sucesso é aquele que parece ter 3 clones, e seus dias parecem durar 48 horas, devido a quantidade de coisas que faz. Brincadeiras à parte, o segredo, na realidade, está em saber usar a tecnologia como aliada. Com o tempo se aprende que nem tudo precisa ser feito manualmente.
Algumas ferramentas de redes sociais podem ajudar o social media a encontrar temas relevantes, fazer correções ortográficas, criar artes para os posts, gerenciar postagens e analisar gráficos de desempenho. Gostou das nossas dicas? Aprende muito, muito mais em nosso Curso de Gestão de Mídias Digitais e tudo que envolve o mundo da tecnologia no Instituto Mix de Profissões.