A Francisca Edileuza Justino Silva, ou apenas Edileuza, como é conhecida, é moradora de Aurora do Pará, município que fica há mais de 200 km da capital paraense, Belém. A grandeza territorial de um estado como o Pará é um desafio e tanto para os alunos do Instituto Mix.
Mas este não é o único detalhe, como já mostramos em outros cases, além da distância há quilômetros e mais quilômetros de rios e córregos a serem atravessados em meio a maior floresta tropical do planeta. E foi justamente a distância que, em um primeiro momento, frustrou a jovem e sonhadora Edileuza.
“Eu havia conhecido o Instituto Mix por meio das redes sociais, porém a unidade mais próxima era em São Miguel do Guamá e para mim ficava inviável devido a distância. Mas foi então que eu vi o anúncio de que o Instituto Mix havia chegado em Mãe do Rio, bem mais próximo à minha cidade, foi aí que pensei que seria uma boa oportunidade ir visitar a escola”, conta Edileuza.
Leia também: Como ganhar mais dinheiro em 2023? Um guia completo!
Próximo desafio a ser vencido: dinheiro para pagar o curso!
Apesar de contar com parcelas bem mais acessíveis que cursos de nível superior, por exemplo, ainda assim muitas pessoas que sonham em transformar de vida por meio de um curso profissionalizante, têm dificuldade em pagá-lo devido as outras necessidades, como despesas da casa e da família, entre outros.
Porém, a Edileuza estava determinada a estudar e aprender uma profissão para ganhar mais dinheiro e ser dona do seu próprio negócio. O curso escolhido por ela é um dos mais procurados da rede Instituto Mix de Profissões, o Curso de Cabeleireiro Profissional.
“A princípio eu era dependente do meu marido quanto ao dinheiro e as finanças, então eu tive dificuldades para pagar a matrícula do curso, foi um momento bem difícil. Inclusive eu usei o dinheiro que era para comprar uma chapinha, que estava guardando. Usei para pagar a matrícula e começar o curso”, enfatiza a jovem.
Mas não demorou muito para que logo ela começasse a aprender muito nas aulas, principalmente pelo fato do Instituto Mix unir aulas teóricas e práticas. Edileuza começou a realizar pequenos atendimentos ainda estudando no IM, até que os clientes foram se tornando fixos e mais e mais pessoas foram surgindo para atendimento.
Leia também: Imperdível: ganhe cursos gratuitos no aniversário do Instituto Mix
Salão de beleza e o sonho de ser dona do seu negócio
Se no início ela teve que sacrificar a compra de um item de beleza que tanto queria e economizar todos os meses para pagar o curso, hoje isso não é mais problema para a Edileuza, que já tem um salão de beleza próprio com chapinhas, inclusive. Além de contar com vários produtos de beleza e equipamentos estéticos, próprios de um verdadeiro salão de beleza.
A prova de que todo o esforço e as privações que ela passou para ingressar no curso, valeram a pena e agora é só aproveitar todos os conhecimentos que aprendeu durante o Curso de Cabeleireiro Profissional.
“Meus problemas ficam lá fora quando entro no Instituto Mix”
Entrar no Instituto Mix, na unidade de Mãe do Rio, era pra Edileuza uma terapia semanal. Ela era conhecida por cumprimentar todos na escola, pelos seus abraços e o sorriso que sempre está presente no seu rosto.
“Quando eu entro no Instituto Mix, eu sinto que meus problemas ficam lá fora, é um ambiente muito bom. Cujas pessoas nos envolvem de uma maneira muito positiva e tiramos juntos grandes lições para a vida. O dia que eu entrava no Instituto Mix era o dia mais feliz”, conta Edileuza, relembrando da sua rotina semanal. Ela é mais uma empreendedora de sucesso e aluna do Instituto Mix.