Com o aumento do desemprego no Brasil, algo em torno de 14%, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cresce o número de profissionais autônomos. O ramo da construção civil é um dos que mais se destaca neste quesito e, em especial, o de eletricista.
Porém, como em qualquer profissão, é necessário muito estudo e capacitação. Afinal, estamos falando de energia elétrica e qualquer descuido pode colocar a vida do profissional em risco, como também a vida dos clientes se o profissional realizar um trabalho mal executado. Podendo gerar curtos e até incêndios em prédios e residências.
Os bons cursos que formam eletricistas tem duração de aproximadamente 1 a 2 anos, ou até 5 anos para curso superior, sempre contando com aulas práticas e teóricas, principalmente sobre a eletricidade predial voltada para a construção civil. Um bom curso de eletricista, como o do Instituto Mix de Profissões, deve abordar:
- Lei da eletricidade
- Sistemas e circuitos elétricos
- Segurança em eletricidade
- Esquemas de sistemas elétricos
- Soldas e atividades similares
- Código Elétrico Nacional
- Normas
É muito importante escolher o curso conforme a sua didática e riqueza de conteúdo, quem opta pelo preço baixo nem sempre tem um curso de qualidade.
Como ingressar na carreira de eletricista?
Ter o Ensino Médio completo é primordial para buscar um lugar de destaque na sua profissão! Para realizar cursos profissionalizantes ou técnicos na área, o nível de escolaridade é muito importante e seguindo na parte de ingresso na profissão, é indicado que o eletricista esteja sempre participando de cursos realmente bons e que possuam uma carga horária que realmente possa capacitar este profissional para o mercado.
Diversos estudantes de elétrica ingressam no mercado atuando como aprendizes e realizando estágios, esta é sem dúvidas uma excelente iniciativa. O Curso de Eletricista do Instituto Mix, chama a atenção por ser uma ponte entre o curso e o mercado de trabalho, o aluno estuda e já realiza contatos e experiências com outros profissionais e, dali mesmo, muitas vezes já sai empregado ou inspirado para empreender e ser autônomo.
Como está o mercado de trabalho atualmente?
Como já falamos, o mercado de trabalho para um eletricista é muito amplo e oferece diversas possibilidades, pois o profissional pode atuar como eletricista residencial, predial, inspetor e etc. Quanto mais capacitado o profissional for, mais espaço no mercado ele terá, ou seja, expandir os seus horizontes é um passo importantíssimo.
Você pode conferir mais informações sobre como está o mercado de trabalho para o segmento de eletricista e áreas de atuação neste link.
E como ser um eletricista de destaque?
Bem, para ser um eletricista de destaque você vai precisar ir além dos conhecimentos teóricos e habilidades técnicas, o bom profissional deve ter uma excelente forma de comunicação, também deve contar com uma boa estratégia de divulgação e um ótimo planejamento de trabalho. Respeito, pontualidade e eficiência são requisitos básicos de quem quer ter destaque em sua área.
Não perca tempo, corra para uma unidade IM mais próxima de você e aprenda na prática como se tornar um eletricista profissional.