Sabe aquele dinheiro que você tem e fica lá guardadinho no seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)? Você pode retirar ele por meio da modalidade do Saque Aniversário. Mas você sabia que além do Saque Aniversário, você pode realizar um empréstimo do seu benefício, com seu fundo como garantia?
Vamos te explicar passo a passo como você pode adiantar o saque aniversário para dar aquele suspiro neste começo de ano, pagando contas ou até mesmo investindo em um curso profissionalizante ou no investimento de produtos para um negócio próprio.
Empréstimo FGTS é uma das opções de linha de crédito que permite que você antecipe o seu saque aniversário ou que você use o seu fundo como garantia em um crédito consignado. Ou seja, ele pode ser usado de duas formas diferentes.
Vale lembrar que o FGTS é um instrumento governamental criado em 1966 com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa. Dessa forma, todo trabalhador contratado em regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), tem direito ao FGTS. Por isso, se você está em busca de uma opção de linha de crédito e possui dinheiro na sua conta no seu fundo de garantia, o empréstimo FGTS pode ser uma boa solução para você.
O que é empréstimo FGTS
Como falamos acima, existem duas formas de utilizar o seu FGTS como crédito com a antecipação do seu saque aniversário ou como garantia no empréstimo consignado.
O saque aniversário é um benefício do FGTS, que paga para você, nessa data comemorativa, uma parte do valor que você tem guardado no fundo. Com essa modalidade de empréstimo FGTS você pode solicitar o valor a uma instituição financeira de confiança e, se for aprovado, os valores serão pagos com seu saque-aniversário.
Já o empréstimo consignado com garantia do FGTS nada mais é do que o crédito consignado tradicional, aquele que tem as parcelas descontadas diretamente na sua folha de pagamento. A diferença é que no empréstimo consignado FGTS as instituições financeiras podem consultar o valor já retido no seu fundo e reservar a quantia como garantia de quitação do empréstimo.
O crédito consignado com garantia do FGTS foi aprovado em lei em 2016. O objetivo do governo ao propor essa modalidade era estimular a concessão de empréstimos a taxas mais baixas, já que naquela época o Brasil vivia um período de intensa crise econômica.
Empréstimo FGTS como antecipação de saque aniversário
Para solicitar a antecipação do seu saque aniversário, basta seguir os passos abaixo:
- Faça uma solicitação de crédito no seu internet banking;
- Aprove dentro do aplicativo do FGTS que outros os bancos consulte seu saldo;
- Escolha os valores e períodos a serem antecipados, de acordo com as regras da instituição financeira que deseja;
- Insira sua assinatura eletrônica (senha) para confirmar. E pronto, um comprovante de solicitação aparecerá na tela do seu celular.
A média de taxa de juros será 35% mais barata que outras linhas de crédito, mas isso pode variar de acordo com a instituição que você escolher.
Vantagens de pegar o dinheiro do seu FGTS
A grande vantagem é ter em mãos os valores do seu FGTS. Além disso, essa é uma modalidade de empréstimo que não compromete seu orçamento mensal, pois o pagamento com juros é feito por meio da folha do FGTS.
Então, anualmente, os valores serão descontados do saldo do FGTS que estaria em sua conta disponível para o saque-aniversário. E no caso do consignado, ele funciona apenas como uma garantia. Mas além disso, algumas outras vantagens podem ser observadas no empréstimo FGTS, algumas delas são:
Facilidade
Essa modalidade de empréstimo tem uma contratação muito fácil por conta da segurança que as instituições financeiras têm com a garantia do FGTS. Além disso, há ainda a facilidade da contratação ser feita de maneira rápida e em alguns casos, pode ser feita pela internet.
Praticidade
Com o empréstimo FGTS, você utiliza a parcela anual do saque-aniversário como forma de pagamento e a dívida é paga de maneira automática. Por isso você não precisa se preocupar com prazo de vencimento do boleto ou algo do tipo, pois a parcela do seu benefício será descontada e repassada ao credor. O mesmo acontece no caso do consignado.
Como você pode ver, o empréstimo FGTS pode ser uma boa opção se você tiver uma boa quantia guardada. Além disso, você pode encontrar taxas de juros mais atrativas e a facilidade da solicitação ou até mesmo do pagamento são boas vantagens para se levar em consideração.