Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Halloween: Origens, Tradições e Como é Comemorado ao Redor do Mundo

O Halloween é uma festa assustadora, mas também muito divertida, que ocorre em 31 de outubro. É uma data em que as pessoas se vestem com fantasias assustadoras, decoram suas casas com abóboras e saem em busca de doces ou travessuras. Mas você já parou para pensar de onde surgiu essa tradição ou como comemoram em diferentes partes do mundo? Neste artigo, vamos explorar a história e as várias maneiras de celebrar o Dia das Bruxas em todo o mundo.abóboras de halloween acesas dentro

Origem do Halloween

O Dia das Bruxas, também conhecido como Halloween, tem raízes antigas que remetem a diferentes culturas. Uma das principais influências vem dos celtas, um povo que habitava regiões da Europa há mais de 2.000 anos. Os celtas comemoravam o festival de Samhain no final de outubro (31) para marcar o fim da colheita e o início do inverno.  Acreditava-se que durante essa época, a fronteira entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos se tornava tênue, permitindo que espíritos e criaturas sobrenaturais vagassem pela Terra.

A tradição celta também incluía acender fogueiras e usar fantasias para afastar os espíritos malignos, assim, eles acreditavam que os espíritos não reconheciam as pessoas disfarçadas, tornando-os menos propensos a assombrarem.

Quando o Cristianismo chegou, estabeleceu o Dia de Todos os Santos em 1º de novembro, e, a partir disso, as pessoas associaram o Dia das Bruxas ao período que antecedia essa data, conhecido como All Hallows’ Eve (Véspera de Todos os Santos), que eventualmente se transformou no Halloween que conhecemos hoje.

Tradições do Dia das Bruxas

O Halloween é uma festa rica em tradições que variam de acordo com as regiões do mundo. Desde esculpir abóboras e exibir lanternas assustadoras até vestir fantasias criativas que vão desde bruxas e vampiros até personagens populares da cultura pop, essas tradições deixam o dia mais divertido e único.

Nos Estados Unidos e na maioria de outros lugares, o Dia das Bruxas é celebrado com fantasias, decorações assustadoras e festas. As crianças saem para pedir “doces ou travessuras”, batendo de porta em porta em busca de guloseimas. E também, as abóboras esculpidas, conhecidas como jack-o’-lanterns, são uma parte essencial da decoração de Halloween.

Na Irlanda, país de origem do Halloween, as tradições incluem acender uma vela na janela para guiar os espíritos de volta ao mundo espiritual e jogar jogos de adivinhação para prever o futuro. Na Escócia, há a tradição do “dooking for apples”, onde as maçãs são colocadas em um barril de água e as pessoas tentam pegá-las com a boca, sem usar as mãos.

Comemorações ao Redor do Mundo

O Dia das Bruxas é celebrado de maneiras diferentes em todo o mundo. Confira algumas delas:

  1. Estados Unidos: Nos EUA, o Halloween é uma das festas mais aguardadas do ano. As crianças se vestem com fantasias e percorrem os bairros em busca de doces, gritando “Trick or Treat!” (doce ou travessura). Assim como, as casas também são bem decoradas com abóboras esculpidas e enfeites assustadores.
  2. México: No México, o Dia das Bruxas coincide com o Dia dos Mortos, uma celebração que homenageia os entes queridos falecidos. As pessoas constroem altares com fotos e objetos das pessoas que se foram e decoram com flores e velas. Além disso, muitos se vestem com fantasias de esqueletos ou caveiras.
  3. Irlanda: Como o berço do Halloween, a Irlanda tem celebrações tradicionais. As pessoas acendem fogueiras e fazem desfiles com lanternas feitas de nabos (parentes das abóboras) esculpidos. É uma forma de manter viva a antiga tradição celta. Outra tradição bem irlandesa é o Barmbrack, um tipo de pão de Halloween similar a um panetone, porém, a diferença é que o Halloween Brack tem objetos dentro para brincar de adivinhar o futuro.
  4. Escócia: Na Escócia, o Dia das Bruxas é conhecido como “Samhainn” e celebram de acordo com as tradições celtas como na Irlanda. As pessoas acendem fogueiras e realizam rituais para afastar espíritos malignos.
  5. Bélgica: Na Bélgica, as velas são acesas no Halloween para homenagear a memória de amigos e parentes falecidos.

Inspirações IM para o Halloween

Agora que exploramos as origens e tradições do Halloween, vamos compartilhar a seguir algumas dicas e ideias de maquiagens e decorações feitos por nossos alunos e colaboradores, para ajuda-los nas produções das suas festas de Halloween.

menina com algumas decorações de HalloweenDecorações de Halloween: balão, maçã e lembrancinha de pirulito.

fantasia de espantalho para halloweenDica de fantasia – espantalho

mulher maquiada para Halloween como se estivesse costuradaInspiração de maquiagem

mulher maquiada de lobo mau e chapeuzinhoIdeia de maquiagem

mulher maquiada de cirurgias plásticasInspiração de maquiagem

Torta com decoração de HalloweenInspiração de torta

Em resumo, o Dia das Bruxas é uma festa com origens antigas que se espalhou pelo mundo e adquiriu diferentes tradições ao longo do tempo. Seja você um amante das fantasias assustadoras ou das celebrações espirituais, o Dia das Bruxas oferece uma oportunidade única para se conectar com o passado e celebrar a temporada de outono de maneira divertida e significativa. Então, vista sua fantasia, acenda sua lanterna de abóbora e aproveite as festividades!