Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Hotelaria e turismo voltam a contratar!

Com belezas naturais incríveis em cinco biomas diferentes, o Brasil oferece oportunidades de emprego e de empreendedorismo na mesma proporção que seu vasto e belo território. O setor de hotelaria e turismo movimenta bilhões de reais todos os anos no Brasil e precisa, cada vez mais, de mão de obra qualificada para atender a demanda de turismo doméstico e internacional.

Para termos uma noção do potencial do segmento de hotelaria e turismo, o Réveillon de 2022 apresentou índices surpreendentes, sinalizando uma retomada econômica.

Números mostram retomada surpreendente do setor de hotelaria e turismo


Com boas expectativas para o período, alguns destinos do país registraram taxas de ocupação superiores a 80%, com destaque para Recife, com 95%, e para os atrativos de Santa Catarina que quase tiveram sua lotação máxima para a celebração. A capital fluminense, um dos principais destinos do país, também não ficou para trás, chegando a 92% de ocupação hoteleira.

Outras cidades do Rio de Janeiro apresentaram índices próximos a 100% de ocupação hoteleira, como Petrópolis (93%) e Angra dos Reis (97%). Pernambuco, Tamandaré e Olinda registraram 90%. Nos municípios alagoanos de São Miguel dos Milagres, Maragogi e Porto das Pedras, os números também foram animadores, chegando a 100%.

Em Salvador, na Bahia, os turistas ocuparam até 90% da capacidade dos hotéis da cidade. No Rio Grande do Norte, o percentual médio foi de 80%, com destaques para a cidade de Natal, Pipa e São Miguel do Gostoso. Na capital catarinense, Florianópolis, o índice foi de 95%. Já no Ceará, a ocupação chegou a 90% e no Maranhão, o número foi superior a 80%.

Estimativas do Ministério do Turismo apontaram que 6,7 milhões de pessoas iriam passar pelos principais aeroportos do país durante as duas últimas semanas do ano de 2021. O número foi aproximadamente 55% maior do que o registrado em 2020, quando o índice chegou a 4,3 milhões.

Entre os terminais com maior circulação estiveram o de Congonhas, com 844,6 mil passageiros, e o de Viracopos, com 634 mil, ambos localizados no estado de São Paulo.

Empreendedores estão otimistas e voltam a contratar!


Quem trabalha com o setor está otimista com o novo momento do mercado. O ano de 2022, como vimos nos números divulgados pelo Ministério do Turismo, promete ser um ano de recuperação econômica. Mas, junto com as vagas vem um outro problema, que costumamos destacar nos artigos do Instituto Mix de Profissões: a falta de mão de obra qualificada.

Atualmente existem várias vagas disponíveis no mercado, mas muitas pessoas não possuem um curso ou uma certificação que chancele a sua habilidade em desenvolver tal atividade.

Por isso cursos do setor de Hotelaria e Turismo do Instituto Mix de Profissões, são os mais indicados para você que deseja aproveitar as milhares de vagas que estão disponíveis e outras milhares de vagas que vão abrir ao decorrer do ano.

Para você que quer mais informações sobre os nossos cursos, você pode acessar este link. Não fique de fora, aproveite a oportunidade para se capacitar, aprender uma nova profissão ou aperfeiçoar os seus conhecimentos na área.