O segmento de logística, e tudo que envolve a área, está em total expansão no Brasil. Com os novos hábitos de consumo e de prestações de serviços no Brasil e no mundo, as empresas estão tendo que se adaptarem com muitas estratégias e análises de mercado para darem conta de pedidos e organizarem entregas e encomendas.
Segundo levantamento do Banco Nacional de Empregos (BNE), de janeiro a maio de 2021, por exemplo, foram geradas mais de 13.544 oportunidades de emprego, segundo a plataforma, o que corresponde a uma média mensal de 2.708 vagas. Em 2020, as oportunidades no mesmo período somaram 9.859 vagas, foram 3.685 postos de trabalho a menos neste comparativo.
Ainda sobre dados, de acordo com estudos da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no primeiro trimestre deste ano de 2022, a taxa de desocupação chegou a 11,2%. São mais de 11 milhões de desempregados. Na contramão da crise, o setor de logística vem crescendo espantosamente. O segmento deve crescer acima da média estipulada pela entidade, algo em torno de 30%, criando ainda mais vagas e oportunidades de emprego e empreendimentos focados neste segmento.
Setor de delivery entre os destaques do segmento da logística
Esse boom, toda essa expansão, está relacionada à mudança comportamental dos consumidores após a chegada da Covid-19, conforme o BNE. A entidade reforça que houve um aumento das vagas desde o ano de 2020. Depois da chegada da pandemia, o consumidor se adaptou ao consumo online, optando por delivery e e-commerce, o que explica o crescimento do número de oportunidades do setor.
O segmento, inclusive, conseguiu bom desempenho mesmo durante o início da eclosão da pandemia e das restrições sociais mais severas, em abril e maio de 2020. Ao analisar os primeiros cinco meses de 2019 e de 2020, o aumento foi de 10% na abertura de postos de trabalho. Em 2019, foram 8.666 vagas abertas, contra 9.859 em 2020.
Profissões ligadas à área de logística
Em um cenário de crescimento de oportunidades no segmento, existem algumas profissões que se destacam, segundo o BNE. Os 10 principais cargos mais buscados em logística são:
– Motorista;
– Estoquista;
– Operador de empilhadeira;
– Entregador;
– Motorista de caminhão;
– Auxiliar de expedição;
– Auxiliar de almoxarifado;
– Auxiliar de estoque;
– Conferente de estoque;
– Ajudante de carga e descarga.
Os candidatos em busca de uma oportunidade devem ficar atentos às vagas de maior demanda no mercado. Os interessados devem priorizar as plataformas digitais, que hoje são mais efetivas e seguras. Além de se inscrever no site, é necessário deixar os currículos atualizados sempre que possível.
Agronegócio precisa de profissionais qualificados
Além das novas formas de consumo como o as vendas online e delivery, há outro fator que deve ser levado em consideração para o aumento das vagas no setor de logística: o agronegócio.
O setor agrícola no Brasil vem sendo responsável por grande parte do crescimento econômico do país e depende muito do setor de logística. O setor do agro é rico e é uma das alavancas da economia brasileira, precisando sempre mais e mais de profissionais qualificados para atuar nos mais variados segmentos do setor. Aproveite e comece o quanto antes um curso no segmento de logística no Instituto Mix de Profissões.