Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Mecânicas são um negócio lucrativo no Brasil

Dados mostram que o Brasil, com cerca de 46,3 milhões de automóveis em circulação, possui a sexta maior frota de veículos do mundo! E não é à toa o grande potencial das oficinas mecânicas no país. Andamos pelas ruas e vemos oficinas por todo caminho.

E o mercado das mecânicas teve um fator positivo mesmo durante a pandemia: o de reposição de peças, aquecendo e vendendo mais em autopeças.

A idade média dos automóveis que rodam o país é de 10,2 anos, segundo estudo do sindicato. Com carros mais velhos circulando, acaba sendo necessário manter o bom funcionamento do veículo, e nisso, a manutenção rotineira é essencial.

Valorização dos usados e seminovos animam as mecânicas


O brasileiro tem o hábito de migrar para oficinas mecânicas independentes quando seu automóvel possui mais de 5 anos de uso. No Brasil, a classe A responde por 20% do gasto anual com manutenção, enquanto as classes B e C respondem por 77% e a classe D por apenas 3%.

Desta forma, o processo de média de idade da frota está relacionado ao poder aquisitivo da população. Quando há crise, como a ocasionada pela pandemia, o consumidor deixa de renovar seu automóvel, investindo mais em manutenção, conservação e em mecânica de autopeças.

Diante desse cenário, as pequenas e médias empresas do setor de oficinas necessitam se preparar e até mesmo expandir seu negócio para atender a crescente demanda. Vale ressaltar que os veículos usados tiveram uma grande valorização nos últimos anos, aumentando ainda mais o movimento nas mecânicas.

Geralmente movimento de consumidores que visam realizar reparos para permanecer com o seu carro ou manutenções necessárias em seu veículo usado ou seminovo recém adquirido.

Reparação de veículos e reposição de peças é um segmento promissor nas mecânicas!


Os gastos com manutenção de veículos, por ano, no Brasil, giram em torno de R$128 bilhões, de acordo com dados de entidades ligadas ao setor automobilístico. Só no país, são mais de 100 mil oficinas, em sua maioria, de pequeno porte, o que gera mais de 760 mil empregos diretos e indiretos.

A maior concentração está no Sudeste. Com tamanha expansão do mercado de mecânica, os empreendedores precisam de uma gestão financeira capaz de prever e organizar o seu fluxo de caixa e até mesmo o crescimento da sua empresa.

Quais são os principais serviços procurados e que são tendências para você se especializar e oferecer em sua oficina?


Como todo mercado, o segmento das mecânicas apresenta os seus desafios, mas, também proporciona ótimas oportunidades que podem ser aproveitadas para melhorar a lucratividade da sua oficina.

São diversas possibilidades de serviços que se intensificam a cada dia. Por exemplo:

1 – Lanternagem

O serviço consiste em reparar a lataria por meio da técnica que “desamassa” o local danificado. Ele é realizado com leves marteladas no local para retornar a chapa para a posição original.

Deve ser feita com ferramenta própria e por um especialista. Os baixos custos de entrada nesse mercado, o atendimento de muitos clientes com serviços de retoques na pintura e os consertos realizados de forma dinâmica são algumas de suas vantagens para tornar o mercado promissor.

2 – Mecânica

A manutenção preventiva é muito importante para o bom funcionamento do automóvel. Com o crescimento do comércio de peças e o aumento do tempo de utilização dos veículos, as oficinas devem se preparar para o aumento de demanda e mão de obra.

Outro fator que pode acelerar esse crescimento é a maior circulação de veículos de delivery e logística. Com a pandemia, as compras online cresceram e os serviços de entrega tiveram que aumentar gradativamente acompanhando o mercado. Mais carros na rua, mais necessidade de manutenção mecânica.  

3 – Funilaria

O mercado de pintura automotiva se mantém estável, mas sempre é uma excelente oportunidade de investimento. Afinal, quantos carros não se esbarram diariamente?

Para os empreendedores, a funilaria se mostra como uma boa oportunidade de negócio para pintura, polimento e reparo de arranhões e amassados. Para um lucro maior, vale se especializar em frotas de importados e de diversificação de marcas.

O fato é que, mesmo diante da crise, o mercado de oficinas está em expansão, fique atento a novas oportunidades e em formas de melhorar a gestão e organização da sua empresa, visando seu lucro e qualidade de serviço prestado.

Instituto Mix oferece cursos ligados ao segmento de mecânica


O Instituto Mix de Profissões, sempre atento às necessidades do mercado e com o maior mix de cursos do Brasil, possuí atualmente os cursos de Mecânica Automotiva, Elétrica Automotiva e Mecânica de Motos.

Conheça nossos cursos e se atualize com o que há de mais moderno no mercado, renove os seus conhecimentos ou comece os estudos para aprender uma nova profissão, o importante é começar.