Na campanha do Novembro Azul, lembramos da importância do homem procurar cuidar mais da sua saúde, em especial sobre um dos maiores males que atingem os homens: o câncer de próstata.
Neste aspecto, vale lembrar que o Novembro Azul vai muito além da prevenção ao câncer da próstata, mas a campanha busca incentivar o cuidado da saúde do homem como um todo.
Para que os homens busquem as unidades de saúde e façam exames periódicos, assim como buscar uma qualidade de vida melhor com ajuda dos exercícios físicos e a alimentação saudável.
Números oficiais sobre a saúde do homem comprovam a relevância do Novembro Azul
Os homens têm uma expectativa de vida menor e se consultam menos com médicos, e isso é uma das coisas que a campanha do Novembro Azul quer mudar.
De acordo com pesquisas feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o homem brasileiro vive, em média, sete anos a menos que a mulher. O sexo feminino tem uma expectativa de vida média de 80 anos, enquanto esse número cai para 73 anos para os homens.
Ainda segundo o IBGE, as mulheres costumam se consultar mais com médicos. Em um estudo realizado em 2019, foi constatado que 82,3% das mulheres haviam ido a uma consulta médica no último ano, enquanto apenas 69,4% dos homens fizeram o mesmo.
Combate ao preconceito e a busca pela rotina da prevenção
Desde que são pequenos, criamos os meninos para acreditarem que são super-heróis, e as meninas para serem princesas. Não há nenhum problema nisso, mas precisamos nos atentar em relação a imagem que é criada a partir de então.
Os meninos devem ser fortes, ágeis, resistentes e guerreiros, enquanto as meninas desempenham mais funções de cuidado, zelo e afetividade.
A ponte entre esses fatores e a saúde pode não ficar clara num primeiro momento, mas ela existe. Os meninos viram homens que têm uma certa aversão a admitir que também são frágeis, estão propensos a falhar e necessitam de cuidados.
Combatendo a cultura do “não vai acontecer comigo”
Ficar doente para muitos homens, ainda é um sinal de fraqueza. Ter algum desequilíbrio vem atrelado a vergonha e não conseguir desempenhar bem o seu papel, criado a partir da expectativa que a sociedade tem sobre ele.
Esses são alguns motivos que levam os homens a postergar as consultas, os exames e o acompanhamento médico. Como se, ao evitar lidar com os problemas de saúde, sumissem também todas as mazelas. Mas nós sabemos que não é assim, não é mesmo? Uma hora a “conta” do descuido chega, infelizmente.
Todos estamos suscetíveis a passar por alguma doença. Se esquivar da responsabilidade perante a nossa saúde não os tornará mais homens, e sim, mais propensos a sofrer.
Leia também: os desafios dos 21 dias para mudanças de hábitos
Novembro Azul é oportunidade para manter rotina de cuidados
A medicina preventiva é uma área que busca antecipar possíveis complicações de saúde, de modo a tratá-las precocemente e evitar que o paciente passe por complicações mais sérias.
As mulheres, por exemplo, estão acostumadas a frequentar o ginecologista desde muito cedo, de forma regular, para sempre se manter a par de como anda seu corpo. Já os homens, em sua maioria, não possuem o mesmo hábito.
Ensinar sobre o cuidado antecipatório desde pequeno pode ajudar na criação de homens que, no futuro, irão ficar mais atentos e respeitar melhor os sinais emitidos por seus corpos.
Não irão fugir dos sintomas e estarão mais disponíveis para buscar ajuda e se cuidar. Isso afeta diretamente na sua expectativa e qualidade de vida, e deveria ser um objetivo comum de toda a sociedade.
Leia também: postura correta e seus benefícios para as costas
Exames essenciais para um check-up regular
Fazer os exames de rotina como hemograma, eletrocardiograma, colesterol e glicemia, nos ajuda a criar um histórico de nossa saúde e entender melhor quando algo desanda.
Especialmente para o homem, é importante fazer um acompanhamento constante com um urologista, para conferir se tudo está realmente bem.
A seguir, iremos listar as principais doenças que acometem a saúde do homem:
- Câncer de pele;
- Câncer de próstata;
- Câncer no testículo;
- Câncer no pulmão;
- Doenças hepáticas;
- Doenças cardiovasculares.
Como vimos, são patologias sérias e agressivas. Melhor do que enfrentá-las é estar sempre em alerta para preveni-las da melhor forma. Aproveite o Novembro Azul para cuidar da sua saúde, pense em você e naqueles que você ama, viva mais e viva com saúde!
Saiba mais sobre o Novembro Azul na página oficial do Ministério da Saúde.