Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Novidade: Curso de Elétrica Automotiva chega à família Instituto Mix

O Instituto Mix de Profissões trouxe mais uma novidade para a sua família de cursos, dentro da área de Indústria e Mecânica, agora o IM conta com o Curso de Elétrica Automotiva. Um curso pensado e desenvolvido no que há de mais atual no mercado em todas as áreas e possibilidades de atuação no segmento elétrico automotor.

Vale destacar que um profissional na área de elétrica automotiva é responsável por projetar, desenvolver e manter sistemas elétricos e eletrônicos presentes em veículos automotores, como carros, motos, caminhões, ônibus e outros.

Para te ajudar a se situar sobre as áreas em que um eletricista automotivo pode atuar no segmento, nós do Instituto Mix separamos algum tópicos a serem observados para você que deseja ingressar nessa área cheia de oportunidades de empregos, e de grandes chances de empreendedorismo.

  1. Sistemas: um profissional qualificado em um curso de elétrica automotiva pode atuar desenvolvendo projetos e sistemas elétricos para veículos, incluindo sistemas de iluminação, sistemas de som, sistemas de segurança e sistemas de controle de temperatura;
  2. Instalações variadas: testar e reparar sistemas elétricos em veículos, incluindo sistemas de ignição, baterias, alternadores, motores de partida, sistemas de ar condicionado, entre outros;
  3. Desenvolver e implementar sistemas eletrônicos avançados: como sistemas de navegação por GPS, sistemas de comunicação sem fio, sistemas de assistência ao motorista, entre outros;
  4. Diagnosticar problemas: a parte elétrica de um carro pode causar dores de cabeças aos proprietários, por isso um profissional qualificado tem mais chances de identificar problemas elétricos difíceis de serem encontrados utilizando ferramentas e técnicas avançadas para identificar falhas e realizar reparos;
  5. Realizar manutenção preventiva: um veículo precisa, assim como nosso corpo, de cuidados constantes para o bom funcionamento. Fazendo um curso do IM, o profissional vai estar habilitado para realizar a manutenção preventiva em sistemas elétricos e eletrônicos, a fim de garantir que os veículos estejam sempre em bom estado de funcionamento.

Principais problemas encontrados no dia a dia de um profissional de elétrica automotiva  

Bem, vimos as áreas em que um profissional de elétrica automotiva pode atuar estando habilitado com um curso profissionalizante do IM, porém devemos destacar aqui que, no dia a dia, o profissional vai se deparar com alguns problemas mais recorrentes, principalmente pelo fator de envelhecimento da frota atual.

Com a valorização dos usados e com o fim dos carros populares nas concessionárias, os seminovos e os usados estão cada vez mais rodados e, por consequência, o mercado de manutenção em geral está em franca expansão no Brasil.

Para um profissional de elétrica, o dia pode se resumir em resolver alguns problemas com mais frequência, entre eles as trocas de lâmpadas dos faróis ou lanternas, por exemplo, até partes mais complexas que envolvem o sistema de navegação do multimídia.

Os principais problemas elétricos em carros atuais, podem variar dependendo do modelo, da marca e do ano do veículo. No entanto, alguns dos problemas elétricos mais comuns incluem:

  1. Problemas com a bateria: a bateria do carro pode falhar, o que pode impedir o carro de dar partida ou fornecer energia para os acessórios.
  2. Falhas no alternador: o alternador é responsável por carregar a bateria e fornecer energia para o sistema elétrico do carro. Se ele falhar, a bateria pode ficar sem carga e os acessórios elétricos podem parar de funcionar.
  3. Problemas com o motor de partida: o motor de partida é o componente que faz o carro ligar. Se ele falhar, o carro não dará partida.
  4. Problemas com o sistema de ignição: o sistema de ignição é responsável por iniciar a combustão no motor do carro. Se ele falhar, o carro não dará partida ou pode perder potência durante a condução.
  5. Problemas com sensores e circuitos elétricos: carros modernos contam com vários sensores e circuitos elétricos para controlar e monitorar diversos sistemas, como o sistema de injeção de combustível, o sistema de freios, o sistema de iluminação e outros. Problemas nesses componentes podem afetar o funcionamento do carro de várias maneiras.

Quanto a valores, este é um ponto que vai depender do modelo do veículo, do ano dele e os materiais utilizados, bem com a complexidade dos serviços. Quanto mais alto padrão o veículo, mais caras são as peças e mais valor deverá ser agregado ao seu trabalho.

Há que se levar em consideração também se você terá um espaço próprio de atendimento ou se fará atendimento em domicílio, ou atendimentos de emergência. O fato é que cada região do país têm seus valores quanto a realização de serviços de reparos elétricos.

Todavia, para se profissionalizar, entender sobre precificação, e tudo sobre o que envolve o segmento elétrico automotivo, um curso do Instituto Mix vai te abrir horizontes e oportunidades em um segmento promissor e que só cresce e se valoriza no Brasil, acesse aqui para mais informações.

Leia também: 4 medidas que vão aumentar suas chances de sucesso!