Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Ovo artesanal ou de supermercado, qual escolher?

Vai se aproximando a época mais doce do ano e com ela a dúvida de muita gente na hora de comprar algo especial para a Páscoa, afinal, vale mais a pena comprar um ovo de supermercado, de marcas tradicionais, ou um ovo artesanal, trabalhado com recheios e enfeites que você escolher?

A resposta para essa pergunta depende muito do seu gosto e do que você valoriza em um ovo de Páscoa. Com o auxílio do nosso curso de Confeitaria e Chocolataria, vamos apresentar alguns pontos para você considerar antes de decidir entre um ovo de supermercado ou um ovo artesanal:

 

– Preço: Em geral, os ovos de supermercado são mais baratos do que os ovos artesanais. Se você está com o orçamento apertado, essa pode ser uma razão para optar pelos ovos de supermercado.

– Qualidade dos ingredientes: Os ovos artesanais costumam ser feitos com ingredientes de alta qualidade, como chocolate belga ou chocolate orgânico, por exemplo. Se você valoriza a qualidade dos ingredientes e está disposto a pagar mais por isso, pode ser uma boa escolha optar pelos ovos artesanais.

– Personalização: Os ovos artesanais muitas vezes oferecem mais opções de personalização, como a inclusão de recheios diferentes ou a personalização da embalagem. Se você está procurando um presente personalizado, um ovo artesanal pode ser uma boa escolha.

– Tamanho: Os ovos de supermercado costumam ser maiores do que os ovos artesanais, então se você quer um ovo de Páscoa grande, pode ser melhor optar pelos ovos de supermercado, embora isso não signifique quantidade de chocolate. Ele pode ser grande, mas de “casca” fina, ou seja, pouco chocolate.

Experiência: Comprar um ovo de Páscoa artesanal pode ser uma experiência mais especial, já que você está comprando algo feito à mão por um artesão local. Se você valoriza esse tipo de experiência, um ovo artesanal pode ser a escolha certa para você.

 

Para finalizar, nós, particularmente, indicamos os ovos artesanais! Que geralmente são feitos mais próximos da Páscoa, já que os industrializados são feitos com meses de antecedência, além de conter muitos conservantes na maioria das vezes e ser considerado algo simplório, algo que barras de chocolate podem substituir facilmente.

Enquanto o artesanal é algo realmente único e especial, e pode ser feito para o seu gosto ou no gosto de quem você irá presentear. Por exemplo.

Leia também: 10 alternativas criativas para lucrar nesta Páscoa

Qual o estilo de ovo de chocolate mais adequado para cada criança? 

Ao escolher um ovo de Páscoa para uma criança, é importante levar em consideração a idade da criança e as suas preferências alimentares e de sabor. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a escolher um ovo de Páscoa para crianças:

 

– Verifique a idade recomendada: Alguns ovos podem ter peças pequenas ou serem muito difíceis de abrir, o que pode não ser seguro para crianças muito novas. Fique atentos às embalagens também, plásticos e papel alumínio.

– Considere as preferências alimentares: Se a criança tiver alergias alimentares, certifique-se de verificar os ingredientes do ovo de Páscoa antes de comprá-lo. Muitos ovos de Páscoa contêm nozes, glúten e outros alérgenos.

– Escolha um sabor que a criança goste: As crianças geralmente têm gostos muito específicos, então escolha um sabor que você sabe que a criança vai gostar. Por exemplo, se a criança adora chocolate branco, escolha um ovo de Páscoa que tenha chocolate branco.

– Verifique o tamanho do ovo: O tamanho do ovo de Páscoa pode variar bastante, desde os ovos pequenos até os grandes e extravagantes. Considere a idade e as preferências da criança ao escolher o tamanho do ovo.

– Considere a qualidade do chocolate: Alguns ovos de Páscoa são feitos com chocolate de qualidade inferior, o que pode afetar o sabor e a textura e acabar deixando a criança frustrada com o sabor do doce.

 

Lembre-se de que a Páscoa é uma época divertida e emocionante para as crianças, então escolha um ovo que atinja essas expectativas, e lembre-se ainda que elas são extremamente visuais, vão lembrar quem deu o ovo e como o doce era, bom ou ruim.

Quer saber mais sobre os cursos da área de Gastronomia do Instituto Mix? Acesse os nossos cursos voltados para este segmento e estude em uma de nossas unidades espalhadas pelo Brasil, ou no conforto da sua casa por meio do IM Digital, curso 100% online. Aproveite!

Leia também: Indústria nacional do chocolate acumula faturamento recorde