Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Ovos: receitas para deixá-los saborosos

Com o preço das carnes nas alturas, principalmente a carne vermelha, o brasileiro nunca comeu tantos ovos como agora. O preço mais em conta e os benefícios nutricionais são os principais atrativos para fazer do ovo um dos protagonistas nas compras de supermercado.

Os ovos estão presentes na rotina da alimentação da maioria das pessoas. Ele é um alimento com baixo custo e com grande valor nutricional. É, por exemplo, uma grande fonte de proteínas, ajuda a diminuir os níveis de colesterol, é antioxidante, é importante para o desenvolvimento cerebral e da memória, já que contém colina, além de outros benefícios.

Os modos de preparo mais comuns desse alimento são o tradicional frito ou cozido, mas existem outras maneiras de prepará-lo para diversificar o seu consumo de ovos e, assim, não cair na rotina, mesmo que você o consuma com frequência. Afinal, comer sempre a mesma coisa e do mesmo jeito, com o tempo, acaba enjoando, não é mesmo?

Se você quer conhecer diferentes maneiras de preparar ovos, confira a lista abaixo que nós, da área da Gastronomia do Instituto Mix de Profissões, separamos para você diversificar o cardápio.

Preparando ovos de várias formas na frigideira


A primeira dica é o ovo frito sem óleo: para fritar ovos sem óleo, você vai precisar de uma frigideira antiaderente e um pouco de água. É uma boa opção para quem busca uma alimentação mais saudável.


Ovo frito 4 pontos: fazer um ovo frito parece ser uma tarefa muito simples, mas será que realmente você sabe como prepará-lo? Nessa receita, é possível aprender a preparar o ovo frito com a gema mole, média, dura ou frito apenas de um lado.

Ovo mexido em água: essa é uma opção para quem quer preparar ovos mexidos sem utilizar óleo. O ovo fica mais macio, hidratado e sem gordura.

Omelete: para preparar o omelete, é preciso misturar a gema e a clara do ovo com o auxílio de um fouet ou um garfo, temperar e depois colocar essa mistura em uma frigideira já aquecida.

Ovos mexidos: quer preparar ovos mexidos perfeitos? Com as dicas dessa receita você vai conseguir fazer em casa essa receita com uma textura cremosa.

Outras opções de preparo com panelas


Ovo cocotte: para preparar essa receita, você deve fazer os ovos em banho-maria. Se você busca mais praticidade, também é possível fazer essa receita no micro-ondas.


Ovo poché: essa é uma receita que pode parecer um desafio para muitas pessoas, mas seguindo o passo a passo, as chances de você obter um bom resultado são muito grandes.

Ovo cozido: essa é uma opção de consumo bem comum, ainda mais para quem busca formas mais saudáveis de preparar seus alimentos, mas com algumas dicas é possível preparar seus ovos com perfeição.

Para não cair na rotina, além de diversificar o modo de preparo dos seus ovos, também é possível acrescentar outros ingredientes às suas receitas para completar o sabor.

Gostou? Que tal aprender muito mais com nossos cursos da área da Gastronomia do Instituto Mix de Profissões? Seja para começar a praticar novas receitas ou até mesmo para empreender, cursos profissionalizantes são ótimas pedidas para tirar o cardápio da rotina e dar aquela diversificada na cozinha!