Blog do Instituto Mix

Vamos te ensinar a ter sucesso na sua carreira!

Quais as funções de um bartender? 

O bartender é o profissional encarregado de preparar bebidas e coquetéis para os convidados. Geralmente ele utiliza métodos que atraem sua atenção, como mágicas, malabarismo e pequenos truques.

Os principais objetivos do Bartender são animar as pessoas e aumentar as vendas de bebidas nos estabelecimentos em que atuam. Esses estabelecimentos podem ser bares, hotéis, restaurantes, festas ou boates.

O Bartender é um profissional que lida com coquetelaria, atua principalmente em estabelecimentos comerciais preparando coquetéis aos convidados, geralmente em bares. Mas também pode atuar em outros tipos de eventos, pois essa é uma categoria bem ampla.

Ou seja, essa é uma profissão que pode ser muito interessante para quem gosta de trabalhar em ambientes descontraídos. No artigo de hoje, vamos conhecer melhor os principais pontos dessa profissão. Vamos lá!

A função de um bartender


Bartender é um termo que vem do inglês que traduzida significa garçom. Em sua origem, o termo consiste na junção de “bar” e “tender”, onde “tender” significa cuidar. Ou seja, significa se encarregar, vigiar e guardar. Enquanto a palavra “bar” significa o mesmo que em português.

No entanto, embora o termo Bartender tenha inicialmente o mesmo significado que garçom, ela é usada mais especificamente para indicar o funcionário que está pronto não só para atender os clientes.

Mas também para preparar uma grande variedade de drinks, com misturas exóticas, inusitadas e de diferentes países. Portanto, ele costuma ser um verdadeiro showman.

Que, além de ter amplo conhecimento na preparação de drinks, faz seu trabalho de maneira eficaz, com performances e carisma, a fim de agradar os clientes do estabelecimento onde atua. Agora que vimos o que é Bartender, a seguir vamos ver o que faz um Bartender.

Quanto as competências


O Bartender é o profissional responsável por servir e preparar bebidas para os convidados de vários tipos de eventos, em restaurantes, bares, hotéis, etc.

Ele organiza todos os itens fundamentais no preparo, como utensílios de mistura e corte, frutas, bebidas alcoólicas, gelo, refrigerantes, sucos, copos e outros itens.

Mas também existem grupos de Bartenders que compartilham essas etapas entre os demais profissionais. O local de trabalho deste profissional deve ser limpo por ele, assim passa uma boa impressão para os clientes. 

Ainda mais, como dissemos acima, ele pode executar técnicas especiais (como malabarismo e pirotecnia) para surpreender os convidados enquanto prepara os drinks. Bom, basicamente é isso o que faz um Bartender.

Cursos são fundamentais para se tornar um bartender


É fundamental um curso de preparação para formar e capacitar um bom profissional. O Instituto Mix de Profissões conta em sua grade de cursos com o segmento de Gastronomia. Dentro deste segmento há os cursos de Barman e Bartender.

O Curso de Barman e Bartender do Instituto Mix de Profissões vai te ensinar não somente uma profissão, mas como empreender e estar preparado para as mudanças do mercado. Se você quer aprender mais sobre esse mundo, seja para trabalhar ou para arrasar com seus drinks com a família e amigos, este curso é para você!