Passamos a maior parte do dia no nosso ambiente de trabalho, não é mesmo? E Tanta dedicação é a resposta do porquê esse local deveria ser mais saudável para nós, fazer o que amamos é algo muito importante, no entanto, o que damos tanta atenção certas vezes pode nos prejudicar. Um exemplo simples são as pessoas que não respeitam o nosso espaço no ambiente de trabalho e causam um estresse desnecessário. Entretanto, dados compravam que nem todo trabalho gera 100% de satisfação aos empregados, consequentemente, haverão tarefas que serão executadas com maior facilidade e outras nem tanto. Entretanto, o ambiente organizacional é de extrema valia quando se analisa a saúde de maneira geral. Lidar com chefes autoritários ou imaturos, colegas inconvenientes e não saber lidar com problemas pessoais, são principais causas de doenças da mente e do corpo.
Quais os resultados?
Como resultado, o estresse acaba atrapalhando a nossa vida pessoal, por conseqüência, desenvolvendo doenças na mente e no corpo. Quando vamos ao médico, resolvemos apenas os sintomas, quase sempre com remédios, esquecendo-se de ir mais além, até a verdadeira raiz do problema, que grande parte das vezes é emocional.
No intuito de ajudar os nossos leitores, separamos as dúvidas mais frequentes em relação ao estresse no trabalho e trouxemos as respostas para tranquilizar os seus dias no local que passamos muitas horas de nossas vidas.
Quais os sintomas?
Os primeiros sintomas encontrados em uma pessoa estressada em seu trabalho afetam a nossa saúde mental.
Sintomas psicológicos:
- problemas de concentração;
- crises de ansiedade;
- impaciência;
- angústia e nervosismo;
- irritação;
- tontura e outros.
Sintomas físicos:
- taquicardia;
- insônia;
- problemas de pele;
- sensação de cansaço;
- tensão muscular;
- alterações intestinais;
- dores no estômago e muito mais.
Quais as causas?
Muitas vezes o estresse no trabalho é causado por problemas pessoais que são levados para o ambiente errado. Problemas familiares, seja com os pais, no relacionamento ou até com a forma em que seus filhos agindo. Porém, de fato, na maioria das vezes, ele é causado pelo mau relacionamento com os colegas, com chefes e pessoas de cargo superiores, sejam, por barrar o crescimento dentro do ambiente de trabalho, por diminuírem os colaboradores e suas ideias inovadoras, ou por simplesmente por não saberem lidar direito com a administração e o gerenciamento de pessoas.
Nem sempre os superiores serão pessoas agradáveis ou estarão aptos para ocupar tal cargo, e isso mostra a necessidade de você, como colaborador, buscar um ambiente saudável para se trabalhar.
Como evitar?
Antes de iniciar um trabalho, você deve perceber em qual ambiente está entrando e com quais pessoas irá trabalhar. Um ambiente saudável para a nossa mente e corpo tornará nosso trabalho muito mais confortável, sendo uma extensão da nossa casa.
Portanto, procure enviar currículos para empresas das quais você já tem afinidade ou vontade de trabalhar. Ao mesmo tempo pesquise com pessoas que já trabalham nesse locais como é o ambiente.
O que fazer para diminuir?
A nossa principal dica é arranjar uma forma na qual seu ambiente de trabalho seja mais harmonioso, dialogue com seus colegas, converse com os seus superiores. Também é papel deles auxiliar você em momentos difíceis, situações que atrapalham o seu desempenho no trabalho.
Psicólogos são muito recomendados e é comprovado que a terapia gera grande autoconhecimento, e muitas vezes auxilia no tratamento de doenças. O dinheiro que muitos veem como gasto, se torna um investimento para a saúde mental do paciente. E a partir dele, você irá lidar muito melhor com conflitos internos e externos.
Os sintomas psicológicos, quando leves e controláveis, geralmente conseguem ser aliviados com calmantes naturais e a prática de exercícios físicos. Alguns chás com boa reputação são: chá de camomila, valeriana, maracujá. A valeriana tem grande potencial calmante. A mesma pode ser encontrada em cápsulas completamente naturais que podem ajudar no sono e no ambiente de trabalho.
Medicina alternativa
Práticas que são muitos recomendadas para o estresse no trabalho são Reiki e Ioga.O Reiki é uma terapia energética que usa as mãos como ferramenta para transferir uma energia vital. Esse processo tem ganhado fama e apresentado uma grande eficiência na cura e melhora de doenças.
Para praticar você pode se inspirar em vídeos que ensinam como fazer Ioga em casa:
Consulte sempre seu médico antes de qualquer tratamento alternativo ou em casa. O acompanhamento de um profissional qualificado fará toda diferença na solução do seu problema com o Stress. Muitas cidades possuem grupos de apoio e centrais de atendimento para pessoas que problemas similares a esse que apresentamos nesse texto.